Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 10:10
Por: Ivana Quadros

    Imprimir


O deputado Sérgio Ricardo (PPS), pré-candidato à prefeitura de Cuiabá, participou de reunião nesta manhã (26) com representantes da Ecotrópica (Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos), da Refrigerantes Marajá e Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente), para registrar o trabalho que tem sido feito pelas instituições para a preservação do rio Cuiabá.

O trabalho consiste numa parceria entre a Ecotrópica e Marajá, denominado projeto “Rio Cuiabá + Limpo”. Foi lançado no dia 05/06/03, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, com o intuito de dar continuidade aos trabalhos de conscientização sobre a importância da preservação do rio.

De início era um trabalho de coletas de “pet’s” e latas, mas, devido a uma grande quantidade de outros detritos encontrados, houve a necessidade de uma aliança com a prefeitura de Cuiabá. A intenção é reduzir o impacto ambiental causado pelo lixo das cidades que margeiam o rio Cuiabá.

Esse trabalho de coleta de lixo é realizado de quarta a domingo, dez horas consecutivas, através de um barco que percorre o trecho do rio que vai de Cuiabá a Barão de Melgaço. A ação do ano passado, que perdurou de junho a dezembro, resultou em mais de 350 metros cúbicos de lixo.

Este ano a ação teve inicio no dia 27/04, após a cheia, e já neste primeiro mês, segundo o relatório do projeto, foram retirados cerca de 35 metros cúbicos de materiais flutuantes (garrafas, sacolas e etc), além de outros materiais como sofás, pneus, carrinhos de mão, cadeiras e etc, totalizando cerca de 20 metros cúbicos.

Segundo o presidente da Ecotrópica, dr.José Pedro Rodrigues Gonçalves, a entidade desenvolve ações há 15 anos não só em Cuiabá como no Pantanal. Em Cuiabá já estão há mais de um ano na limpeza do rio. “Isso não é um fundamento político e sim ético, no sentido de garantir a existência do rio”, disse, ao ressaltar que o motivo do rio se encontrar nesse estado é fruto da agressão que é praticada diariamente contra ele.

“No Brasil não existe educação e sim um processo de adestramento. Porque se existisse educação, o rio não estaria do jeito que se encontra hoje”, finalizou.

No próximo domingo (30) as entidades estarão se reunindo na Fazenda Flexas, em um almoço, para discutir sobre o desenvolvimento de mais três ações, entre elas, a que será realizada no dia sete do próximo mês, com a participação de um grupo de voluntários, que contribuirá com mais 12 barcos.

A intenção dos organizadores do projeto é preservar o rio de ações degradantes e futuramente estimular a criação de cooperativas para seleção e reciclagem do material já recolhido, gerando renda para a população.

O parlamentar Sérgio Ricardo destacou que não houve nenhum outro prefeito que tratou tanto da preservação do rio Cuiabá, quanto Roberto França. E completou: “precisamos de ações efetivas, e isso cabe ao poder público”. Ele mencionou os vários trabalhos que tem feito nas comunidades, entre eles, o de tirar lixo das ruas com a ajuda de um “exército” de crianças, onde normalmente são coletados cinco caminhões de lixo.

“Isso é apenas um registro do que tem sido feito e também um alerta à sociedade. Temos que conscientizar a população para a problemática do rio”, disse o presidente da Refrigerante Marajá, Cláudio Brüehmüeller enfatizando que com o apoio do socialista, Sergio Ricardo, a ação se fortaleceria ainda mais.

Na semana de comemoração ao Dia do Meio Ambiente o projeto estará expondo o lixo tirado do rio no Centro de Eventos do Pantanal, ficando aberta para visitação pública em período integral.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382470/visualizar/