Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 22:35
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


A governadora em exercício, Iraci França, foi convidada para ser patronesse da tradicional Festa de São Benedito, que será realizada de 1º a 4 de julho, em Cuiabá. O convite foi feito durante visita que os festeiros de São Benedito fizeram à governadora, na tarde desta quinta-feira (27.05), no Palácio Paiaguás.

De acordo com o rei da festa, Jaime Okamura, o evento, que faz parte da crença e cultura do povo cuiabano, deverá ter um custo estimado de R$ 250 mil.”A festa é preparada com um ano de antecedência e para isso realizamos várias promoções”, explica Jaime.

Para arrecadar fundos para festa, a comunidade da Igreja de São Benedito vem realizando ao longo do ano diversas promoções, como festas e jantares, além do tradicional “chá co bolo” às terças-feiras.

“A Festa de São Benedito não é somente de cunho religioso, mas social e turístico, porque reúne milhares de pessoas que vêm conhecer essa nossa tradição”, destaca a rainha da festa Maria Lúcia Corrêa Barros.

PROGRAMAÇÃO – O tema da festa neste ano será “Nas águas da salvação, São Benedito é nosso irmão” e a preparação teve início em 7 de outubro do ano passado - dia do nascimento do santo.

No dia 8 de junho será realizada a abertura oficial da esmola de São Benedito, partindo com a bandeira do Palácio Paiaguás, após a realização do culto ecumênico da terça-feira. No dia 25 de junho será realizada a abertura oficial do evento, com baile no Hotel Fazenda Mato Grosso e no dia 29 o levantamento do mastro da bandeira.

A partir de 30 de junho tem início a reza cantada, data em que se reunirão todos os festeiros de São Benedito em Mato Grosso, e vai até 3 de julho. De 1º a 4 de julho acontece a missa tradicional nas manhãs.

Na parte cultural da Festa de São Benedito está programada a apresentação de vários grupos de expressão folclórica de Mato Grosso. No dia 1º será apresentada a Dança dos Mascarados, de Poconé; nos dias 2 e 4, a Dança do Congo, de Vila Bela da Santíssima Trindade e no dia 3 o grupo Flor Ribeirinha de Cuiabá.

No dia 4 de julho será realizada a animada procissão, a partir das 17h. “Neste ano teremos surpresas para os devotos de São Benedito”, garante a rainha da festa, Maria Lúcia Barros.

TRADIÇÃO – Símbolo da religiosidade e crença do povo cuiabano, São Benedito é cultuado desde 1721, dois anos após a fundação de Cuiabá, e desde então vem sendo atribuídas a ele inúmeras graças.

Neste ano mais de 80 voluntários estão cadastrados para colaborar com a festa do santo negro que é considerado o padroeiro de Mato Grosso.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382498/visualizar/