Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 17:17

    Imprimir


Acreditava-se que o tesouro, construído em uma palácio perto de São Petersburgo, na Rússia, no século 18, havia sido roubado quando a União Soviética foi invadida pelos nazistas.

Mas novas evidências sugerem que o quarto de âmbar pode ter sido destruído pelos próprios russos.

As revelações foram feitas devido a arquivos da KGB e da Stasi, a polícia secreta da extinta Alemanha Oriental.

Palácio

O quarto era adornado com seis toneladas de âmbar. Quando os nazistas invadiram a União Soviética em 1941, eles teriam arrancado os preciosos painéis das paredes e levado à região dos países bálticos.

O quarto de âmbar nunca mais foi visto, e os russos sempre insistiram que os nazistas teriam queimado ou destruído o tesouro.

Mas uma análise dos arquivos inéditos parece revelar que o próprio Exército Vermelho destruiu o quarto de âmbar em 1945.

Os arquivos também sugerem que as autoridades russas sabiam o que realmente tinha acontecido desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Segundo a correspondente da BBC Rebecca Jones, o quarto de âmbar é visto por muitos como a oitava maravilha do mundo.

Dado como presente a Pedro, o Grande, em 1716, pelo rei da Prússia Frederico Guilherme I, o elaborado e trabalhado aposento com seus painéis de âmbar se tornou uma das principais características do Palácio de Catarina.

No ano passado, a Rússia anunciou que o trabalho para recriar o quarto havia sido concluído, semanas antes de São Petersburgo comemorar seu 300º aniversário.

A reconstrução havia sido começada pelo governo soviético em 1979.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382541/visualizar/