Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 25 de Maio de 2004 às 11:06

    Imprimir


Os médicos no hospital St. Mary, em Manchester na Grã-Bretanha, dizem que a criança concebida há dois anos deve ser uma recordista mundial por causa da idade do sêmem.

O pai do menino teve seu esperma congelado, quando tinha 17 anos de idade, antes de se submeter a um tratamento de câncer nos testículos e tornar-se estéril.

Os médicos dizem que o evento prova que congelar sêmem é seguro e vale a pena. Os detalhes do caso foram divulgados, apenas nesta semana, no jornal Human Reproduction.

Resistência

O espermatozóide foi injetado no óvulo de sua parceira. O bebê foi concebido após a quarta tentativa de inseminação artificial.

“Esse caso mostra que congelar espermatozóides por longos períodos preserva a sua qualidade e fertilidade”, disse Greg Horne, um embriologista do hospital.

“Isso é algo importante de se saber porque o sêmem de pacientes jovens que se submetem a tratamento de câncer é coletado durante momentos de grande desgaste emocional, quando a idéia de fertilidade não parece ser prioridade imediata.”

Os médicos acreditam que o caso foi provavelmente um recorde mundial.

“Acreditamos que esse foi o período mais longo em que o esperma congelado resultou em concepção, pelo menos em termos de registros médicos”, disse Elizabeth Pease, uma consultora em medicina reprodutora no hospital.

Virgínia Bolton, embriologista no hospital King´s College, em Londres elogiou o tratamento, mas disse não ter ficado muito surpresa.

“Pelas pesquisas animais o único dano que poderia acontecer ao sêmem congelado parece ser aquele causado por radiação”, diz ela.

“Mas a notícia reforça a esperança dos que querem ter filhos muito tempo após se submeterem a tratamentos de câncer.”




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382833/visualizar/