Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 23:51
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


O superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, Domingos Iglesias Valério, acompanhado de cinco técnicos do órgão, vistoria nesta terça-feira (25.04), às 8 horas, uma erosão as margens do rio Cuiabá, na localidade de Barranco Alto II, distante a 18 km do centro da cidade de Santo Antonio do Leverger.

A vistoria foi solicitada pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio do Leverger, vereador Valter Antonio Tapajós, em ofício encaminhado à Defesa Civil do Estado. No documento o vereador informa que a erosão está próxima das margens da estrada estadual, que liga a cidade de Barão de Melgaço a Santo Antonio do Leverger, podendo comprometer o tráfego de veículos na região.

“Foi nos informado de que há sinais visíveis de transmissibilidade de água subterrânea e rachaduras na superfície do barranco”, disse o superintendente, explicando que esses são fatores que podem provocar o desbarrancamento da rodovia. A preocupação das autoridades locais é que a erosão possa aumentar e atingir as casas de moradores ribeirinhos. “É isto que iremos avaliar na visita. Qual a dimensão da erosão e traçar possíveis soluções”, informou Iglesias.

De acordo com o superintendente, a preocupação com o assoreamento do rio Cuiabá, que provoca as erosões, já foi demonstrada num estudo feito pela Defesa Civil. O relatório intitulado “Rio Cuiabá – considerações e análise de sua vida física” foi encaminhado em outubro do ano passado para Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa. O documento trata da história e análise técnica das condições atuais do rio.

Segundo Iglesias, o assoreamento do rio Cuiabá se agrava a partir do distrito da Praia Grande, em Várzea Grande, até a cidade de Santo Antonio do Leverger. “Em Santo Antonio o assoreamento chega a 2,5 metros”, informou Iglesias. “O assoreamento do rio provoca as erosões, agravando a possibilidade de maiores inundações com vazões até inferiores as previstas”, afirmou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382858/visualizar/