Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 24 de Maio de 2004 às 22:41
Por: Major Maia

    Imprimir


Beijing, China - O governador Blairo Maggi apresentou Mato Grosso para uma platéia de 500 pessoas que participavam do Workshop Brasil/China, promovido pela BM&F, no Beijing International Hotel, nesta segunda-feira (24.05) às 15h30 (3h30 no horário de Cuiabá).

Também participou do evento o presidente da BM&F, Manuel Felix Cintra Neto, que informou aos chineses da abertura de um escritório em Xangai para servir de mediador de negócios entre Brasil e China, com ênfase na área de commodities. Participaram ainda os governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo, Zeca do PT, de MS, e Aécio Neves, de Minas Gerais.

Após as palestras, a delegação brasileira participou de rodadas de negócios com empresários chineses de diversos segmentos. Entre outras, a China Grains, uma das três maiores empresas do segmento de soja, apresentou interesse em ampliar seus negócios com o Mato Grosso, incluindo parcerias nas áreas de produção e industrialização.

O trabalho da comitiva de Mato Grosso teve início no sábado, dia da chegada na capital da China, com um jantar do qual participaram membros da diretoria da Chinatex, importante importadora de algodão e soja. A Chinatex é uma das empresas que contestaram a qualidade do produto por contaminação com sementes tratadas, e que está causando grande desgaste entre empresários dos dois países.

No domingo, a comitiva participou de nova reunião, desta vez com a diretoria da Hoaken – Triunion, representada por sua presidente, Wang Gou Zhou. Nesse encontro, o foco das discussões foi o problema ocorrido com o embarque de soja brasileira contaminada com fungicidas.

Da mesma forma, houve reclamações quanto aos níveis de impureza do produto. Para firmar posição em relação às reclamações dos compradores chineses, a comitiva deverá assistir o descarregamento de um navio de soja brasileira num porto próximo de Beijing.

A agenda do Governador e comitiva para esta terça-feira contempla encontros com representantes de máquinas agrícolas, máquinas industriais e fertilizantes, seguidos de reuniões na China Railways e Bank of China, oportunidade em que serão tratados de assuntos relacionados a financiamento para obras de infra-estrutura, principalmente para ferrovias.

A primeira impressão que a comitiva teve em relação à China foi de espanto, dado o visível crescimento que este país está registrando. Centenas de prédios de belíssima arquitetura, avenidas amplas, rigorosamente limpas e muitas bem ajardinadas fazem o contraste do moderno com o antigo.




Fonte: Chefe de Gabinete do Governador

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382867/visualizar/