Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 23 de Maio de 2004 às 14:26

    Imprimir


O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães corre risco de ser infestado por um caramujo africano, considerado uma praga agrícola. Ele já contaminou hortas caseiras. O perigo maior, no entanto, está concentrado na região do lixão de Chapada. Os caramujos tomaram conta do lugar e se afastaram cinco quilômetros em direção ao Parque.

O lixão tem área de 17 hectares. A preocupação é que eles invadam a reserva à procura de comida. De acordo com o chefe do Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Jacob Ronaldo Kuffner, que já esteve no local colhendo exemplares da espécie, os caramujos são herbívoros. Eles se alimentam de leguminosas, pés de mandioca e feijão. Entretanto, explica Kuffner, se o animal chegar ao Parque, outras culturas serão atacadas. Isso porque, em falta do alimento natural, "vão comer o que encontrarem na natureza".

O caramujo não provoca apenas impactos ambientais. Ele ainda carrega o vetor de doenças como a meningite e hepatite. A contaminação ocorre pelo muco do caramujo, que é liberado quando ele se movimenta. Nenhum caso de contaminação, no entanto, foi verificado na cidade.

Os bichos chegaram à Chapada há quatro anos levados por um morador. Na idade adulta, a espécie chega a ter 20 centímetros e é considerada um falso escargot.

As informações são do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos




Fonte: Redação RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383030/visualizar/