Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 22 de Maio de 2004 às 14:03
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


A Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promove nesta sexta-feira (21.05), por meio da Delegacia Regional do Trabalho, o I Encontro Estadual sobre Economia Solidária no Estado de Mato Grosso, no auditório da Famato.

O objetivo do encontro é promover o fortalecimento e a divulgação da economia solidária, mediante políticas integradas e visando à geração de trabalho e renda, à inclusão social e à promoção do desenvolvimento justo e solidário.

Para tanto, necessário se faz identificar as realidades dos empreendimentos, entidades de fomento e gestores públicos existentes na região, bem como suas potencialidades de articulação.

“Mato Grosso possui uma pluralidade invejável no que se refere a pequenos empreendimentos, mas é preciso que haja políticas eficazes de distribuição de renda”, afirmou o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Alexandre César.

Segundo ele, há espaço suficiente para todos os empreendimentos no mercado, mas para os mesmos prosperarem é necessário que haja a substituição do espírito de competição pelo de cooperação.

Na abertura do evento, o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setec, José Rodrigues Rocha, aproveitou a oportunidade para exemplificar ações desenvolvidas com sucesso pelo Governo do Estado, referentes ao fortalecimento da economia solidária.

“A qualificação e o acesso facilitado às linhas de crédito são peças fundamentais”, afirmou José Rodrigues. “Temos ainda o Programa de Associativismo, que auxilia trabalhadores a formarem cooperativas e associações em suas regiões”.

O projeto Microcrédito, implantado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), liberou mais R$ 268,9 mil para financiamentos realizados por moradores dos municípios do médio-norte. Através dele, é possível financiar máquinas, equipamentos, ferramentas, móveis/utensílios (novos e usados), matéria-prima, mercadorias para revendas, bens de produção e também há a possibilidade de obter recursos para capital de giro.

Através do programa de Associativismo, a Setec já implantou a associação de empregadas domésticas em Cuiabá e está implantando o projeto Kankinjin, em Vila Bela da Santíssima Trindade, dentre outros, com o objetivo de gerar emprego e aumento de renda para a população carente, capacitando-a para o mercado.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383103/visualizar/