Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 22 de Maio de 2004 às 12:34
Por: Flávia Nogueira

    Imprimir


O Júri Ecumênico completa em 2004 30 anos e premia filmes da Competição Oficial ou da mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) que, além de alta qualidade artistíca, também mostram a habilidade do cinema em revelar todos os níveis de humanidade, além de esperança e profundidade.

O Júri Ecumênico também concedeu menção especial ao filme do veterano diretor senegalês Ousmane Sembenes, Moolade, que faz parte da mostra Un Certain Regard.

Na noite de sexta-feira, foi a vez do documentário Fahrenheit 9/11, que recebeu o prêmio da Federação Internacional dos Críticos de Cinema. A Federação é outra premiação paralela que todo ano escolhe seus favoritos de cada uma das mostras do festival.

O documentário faz uma crítica ao presidente George W. Bush e à ação militar no Iraque. Foi exibido na segunda-feira e é considerado um dos favoritos da Competição Oficial, onde tambem está o filme Diários de Motocicleta, de Walter Salles.

Da mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar), os críticos escolheram o filme Whisky, dirigido pelos cineastas uruguaios Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll.

Vencedores

Na noite de sábado, no cinema Lumiere, onde ocorrem as exibições de gala dos filmes em competição, serão anunciados os vencedores dos prêmios principais do festival de cinema de Cannes.

A atriz Charlize Theron, que faz parte do elenco do filme The Life and Death of Peter Sellers – que está na Competição Oficial – vai anunciar o vencedor do prêmio máximo, a Palma de Ouro.

Os atores Kevin Kline e Ashely Judd apresentam o Grand Prix, o segundo mais importante depois da Palma de Ouro.

E, logo depois do anúncio dos vencedores, o filme De-Lovely, uma biografia do compositor Cole Porter, será exibido em uma sessão de gala no cinema Lumiere.

O longa, dirigido pelo americano Irwin Winkler, conta a história de Cole Porter, interpretado por Kline, e seu relacionamento complicado com sua esposa, Linda Porter.

Além dos atores, também compareceram à entrevista coletiva em Cannes, na manhã de sábado, os cantores que participam do filme como Diana Krall, Alanis Morissete, Natalie Cole, Sheryl Crow. Robin Willians e Elvis Costelo também participam do filme, mas não compareceram à entrevista coletiva.

Depois da exibição do filme, ocorre uma festa na praia da Croisette, com fogos de artifício e uma apresentação de Sheryl Crow, Alanis Morisette e Natalie Cole, em uma plataforma próxima ao mar, fechando a noite em Cannes.




Fonte: BBC/Londres

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383120/visualizar/