Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 22 de Maio de 2004 às 11:10
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Alta Floresta, MT - Cerca de seis mil famílias serão beneficiadas com atendimento em saúde em uma policlínica inaugurada nesta sexta-feira (21.05), no município de Alta Floresta (808 quilômetros de Cuiabá). A obra foi construída com recursos do Governo do Estado e do município e foi inaugurada pela governadora em exercício, Iraci França, e prefeito de Alta Floresta, Romoaldo Boraczynski. A solenidade, que faz parte das comemorações pelo aniversário de 28 anos de emancipação do município e contou com a presença de secretários de Estado, parlamentares e demais autoridades.

A policlínica “Dr. João Laureano Leme Neto”, localizada no bairro Cidade Alta, foi orçada em R$ 1 milhão. A prefeitura foi responsável pela construção do prédio de mil metros quadrados, enquanto que ao Governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, coube equipar e mobiliar a policlínica.

O nome da policlínica homenageia um dos moradores pioneiros do município, que auxiliou no desenvolvimento da cidade.

O local abrigará três postos do Programa Saúde da Família, além de contar com infra-estrutura adequada para gabinetes odontológicos, ambulatório, sala de triagem e de observação e atenderá a comunidade de cerca de 20 mil moradores do bairro Cidade Alta. “Nossa intenção é levar a saúde de forma preventiva para essa comunidade que dependia de um único posto de saúde”, ressaltou o prefeito Romoaldo Boraczynski.

Para a auxiliar de serviços gerais, Maria Aparecida Porto, a policlínica irá facilitar o acesso dos moradores do bairro aos serviços de saúde.”É muito importante para nós, porque antes a gente dependia somente do posto e agora vai ser mais agilizado”, declarou.

“É muito importante que a população receba benefícios como esse. O que representa o compromisso do Governo com a saúde da população”, destacou a governadora em exercício, Iraci França, que disse ainda estar feliz em visitar o município novamente durante as comemorações do aniversário de emancipação.

Após a inauguração da policlínica, a governadora e comitiva participaram de um almoço com autoridades do município. Em seguida, Iraci França visitou o assentamento Vila Rural, a 10 quilômetros de Alta Floresta. O assentamento faz parte do Programa Nossa Terra, Nossa Gente, do Governo do Estado e é conduzido pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) que assentou no local 174 famílias de agricultores. As famílias estão produzindo banana, mandioca, milho, abacaxi e pimenta, que já são comercializados na cidade.

Em seguida da visita, a governadora em exercício concedeu entrevista a uma rádio local, retornando depois à Cuiabá.

Iraci assumiu o Governo do Estado nesta quinta-feira (20.05), pela segunda vez, em função da viagem do governador Blairo Maggi à China e Japão. A partir de segunda-feira (24.05), Iraci passa a despachar do gabinete do governador.

Acompanharam a governadora durante a solenidade, os secretários de Estado Marcos Machado (Saúde), Louremberg Rocha (Ação Política), coronel Walter Pereira (Casa Militar); presidente do Intermat, Jair Mariano, prefeitos do Interior; deputado estadual Juliano Jorge e vereadores do município.

EMANCIPAÇÃO – Alta Floresta comemorou no último dia 19 de maio, 28 anos de emancipação político-administrativa. A cidade foi fundada pelo colonizador Ariosto da Riva em maio de 1976. A cidade teve seu início com a abertura da primeira clareira na mata amazônica, três anos após o começo da abertura da BR-163, onde seria construída Alta Floresta.

Além do programa de assentamento rural e de investimentos na saúde, o Governo do Estado investiu em Alta Floresta, em 2003, cerca R$ 1,05 milhão para manutenção da malha viária do município.

Neste ano, foram iniciadas as construções de 23 unidades habitacionais, por meio do Programa Meu Lar, com recursos do Fundo Estadual para o Transporte e Habitação. O município já foi contemplado também com recursos do Programa Pró-Reforma que visa a recuperação de maquinários sucateados das prefeituras.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383137/visualizar/