Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 21 de Maio de 2004 às 13:35

    Imprimir


São Paulo - Uma comparação detalhada de 85 raças de cães mostrou o perfil único de seus DNAs, o que explica a grande variedade física e de comportamento. As descobertas publicadas na revista científica americana Science prometem desvendar os genes responsáveis por características como agressividade e tamanho do corpo, assim como mais de 300 doenças caninas hereditárias.

O estudo liderado por pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Centre, em Seattle, também lançou luz sobre a evolução do cão moderno. Mostrou que cada raça pertence a uma de quatro linhagens genéticas, que reflete a forma como eles foram isolados e seletivamente acasalados por humanos através dos séculos.

A equipe liderada pelos cientistas Elaine Ostrander, Leonid Kruglyak e Heidi Parker ficou surpresa com alguns resultados. "A primeira grande descoberta foi a de que raças diferentes são geneticamente bem distintas", disse Kruglyak.

"A maioria das raças é recente e foi geneticamente isolada somente no século 19, com o advento dos clubes de reprodução", comentou Kruglyak. "É uma diferença muito maior do que aquela encontrada entre populações humanas que se desenvolveram em continentes diferentes."




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383179/visualizar/