Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 21 de Maio de 2004 às 10:06
Por: SUZI BONFIM

    Imprimir


Técnicos do grupo de trabalho da área de ovino e caprinocultura, coordenado pelo Programa Mato-grossense de Melhoramento da Pecuária, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), viajam, no próximo domingo (24.05), para os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, para visitar in loco a cadeia produtiva do leite de cabra e de criação de ovinos. O grupo que é formado por técnicos do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) e da Seder pretende implantar projetos semelhantes para agricultura familiar no Estado. O trabalho teve início no mês de abril e já foram visitadas propriedades de criação de cabras de leite em Tangará da Serra, Poconé, Juscimeira e Nova Olímpia.

“O governador quer fazer a inclusão social dos pequenos produtores. Há propriedades no Estado, principalmente, na Baixada Cuiabana, que não são apropriadas para criação de bovinos, por exemplo, e, ovinos e caprinos, são ideais porque não exigem tanto espaço e podem gerar renda para os agricultores familiares que vivem em pequenas áreas e em assentamentos”, explicou o coordenador do Prommepe, Júlio Malheiros. O leite de cabra é rico em proteína, tem baixo teor de gordura, baixa lactose em relação ao leite de vaca e no mercado consumidor custa duas vezes mais.

Os técnicos vão conhecer até o dia 30 de maio, três projetos em João Pessoa (PB) e quatro em Natal (RN),com apoio do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa) e das Federações de Agricultura de Mato Grosso (Famato) e da Paraíba.




Fonte: Assessoria/Seder MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383184/visualizar/