Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 21:38
Por: Carlos Martins

    Imprimir


A partir desta quarta-feira (19.05), Mato Grosso integra o Projeto Tom do Pantanal, cujo objetivo é promover a educação ambiental e musical nas escolas. O projeto, patrocinado pelas Furnas Centrais Elétricas, tem como parceiros o Governo do Estado, a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Antônio Carlos Jobim e já está presente em sete Estados. Com Mato Grosso, estarão participando 400 mil alunos de 800 escolas, as quais terão 1,6 mil professores capacitados. O termo de cooperação técnica foi assinado pela manhã no auditório da Famato, no CPA, pelo governador Blairo Maggi e representantes dos parceiros durante uma solenidade, que teve declamação de poesia destacando as belezas do Pantanal e também um belo show de Pescuma, Henrique & Claudinho, no qual o grande maestro Tom Jobim foi homenageado.

Os parceiros do projeto entendem que a melhor forma de preservar o Pantanal é educar desde já as crianças, que serão os futuros dirigentes. Para o governador Blairo Maggi, o projeto Tom do Pantanal vem se somar ao programa ambiental desenvolvido de forma pioneira nas escolas em Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação. “Em curto prazo, perseguimos a meta de transformar Mato Grosso num Estado economicamente forte, socialmente justo e ambientalmente correto. Esse projeto vai ajudar nossas crianças, que serão os futuros dirigentes, a manter o Pantanal intocável”, afirmou o governador.

Maggi também cobrou uma solução para o programa BID Pantanal. Ele ratificou que os recursos previstos para Mato Grosso, na ordem de US$ 250 milhões, devem ser aplicados principalmente em saneamento básico nas cidades que ficam ao longo do Pantanal. “Verificamos que os recursos seriam aplicados principalmente em estudos e consultorias e não ficaria aqui nenhuma obra. Até agora nada foi resolvido”, disse Maggi, que enfatizou a necessidade de se criar atividades econômicos auto-sustentáveis e que protejam o meio ambiente.

INICIATIVA - O projeto Tom do Pantanal foi viabilizado a partir da articulação da secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, junto à Furnas, que já mantém com a Setec parceria em alguns projetos no Estado. “A missão da Setec é a de formular políticas públicas envolvendo o cidadão. E a preservação do Pantanal, ao lado do desenvolvimento econômico, é possível na medida em que fizer um planejamento para amenizar os impactos ambientais”, disse a secretária.

Também participaram da solenidade na Famato o 1° vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermínio J. Barreto (PL), os secretários de Estado Ana Carla Muniz (Educação), Geraldo Gonçalves (Comunicação Social), Moacir Pires (Meio Ambiente) Antonio Carlos Máximo (adjunto de Educação), além de outras autoridades. O projeto Tom do Pantanal já foi lançado em Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Goiás, Distrito Federal e também em São Paulo e Paraná, que demonstraram interesse no projeto. Em Mato Grosso, o projeto será desenvolvido em 190 escolas.

A Secretaria de Estado de Educação irá capacitar 380 professores que terão um curso de educação ambiental através de uma material audiovisual. Em sala de aula, os alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental irão trabalhar dez programas temáticos e terão à disposição para um kit composto de fitas de vídeo, CD contendo músicas de Tom Jobim sobre a natureza. “O Brasil é muito grande. E, por meio deste projeto, as belezas do Pantanal serão mostradas para quem não o conhece pessoalmente”, disse Silvia Fingueirute, gerente-geral de Patrimônio e Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, que produz o material audiovisual.

Paulo Jobim, presidente do instituto que leva o nome do pai, disse estar satisfeito em estar em Mato Grosso, onde teve oportunidade de produzir há alguns anos um roteiro turístico em Chapada dos Guimarães. “Este projeto é uma forma de transmitir todo o amor que o meu pai tinha pela natureza e de passar isso para as crianças”, disse Paulo Jobim. A superintendente de Responsabilidade Social Corporativa de Furnas, Gleyse Peiter, disse que um dos compromissos sociais da empresa é justamente ensinar aos jovens, “os futuros gestores do país” a aprender a respeitar a natureza. “Esperamos estar aqui futuramente lançando outros projetos”, disse Gleyse, que trabalha na sede de Furnas, no Rio de Janeiro.

Antes do projeto Tom do Pantanal, Furnas, a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Antonio Carlos Jobim já haviam lançado o projeto Tom da Mata, que discutiu o ecossistema da mata atlântica em vários Estados. Além destes, novos projetos já estão sendo elaborados, como o Tom do Cerrado e o Tom da Amazônia. O lançamento do projeto Tom do Pantanal, em Mato Grosso, teve também a participação do apresentador e poeta da TV Centro América, Elias Neto, que declamou a poesia “Crepúsculo Pantaneiro”. O evento foi encerrado com o show do trio Pescuma, Henrique & Claudinho que tocaram e cantaram músicas pantaneiras e também homenagearam Tom Jobim com as músicas “Garota de Ipanema” e “Águas de Março”.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383340/visualizar/