Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 21:14
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O líder indígena caiapó Bedjai Txucarramãe esteve reunido na tarde desta quarta-feira (19.05), no Palácio Paiaguás, com o governador Blairo Maggi, ocasião em que agradeceu a doação de uma balsa que será entregue dia 18 de junho, na Aldeia Piaraçu, localizada no município de São José do Xingu (931km de Cuiabá). “Para nós esse é um grande presente e só um governador sério como Blairo Maggi nos ajuda tanto”, disse Bedjai.

A balsa será entregue pessoalmente pelo governador, em São José do Xingu. Em novembro de 2003, após passar dois dias navegando pelo Rio Xingu, visitando aldeias e comunidades, o governador entregou uma balsa e um rebocador às lideranças indígenas de diversas tribos do Parque Nacional do Xingu.

Além de valorizar a política indígena, o governador tem mantido diálogo permanente com as etnias, assegurando-lhes melhor qualidade de vida. Desde que assumiu o Governo, Maggi já recebeu em seu gabinete representantes indígenas, solucionando problemas de várias etnias e conhecendo in loco a realidade nas aldeias.

Durante audiência com o governador, Bedjai, ainda muito abalado com a morte de 11 lideranças da nação, em acidente ocorrido dia 9 de abril, na BR-163, em Nova Mutum, lamentou as mortes. A tragédia chocou a nação. No acidente morreram Piopare Mentuktire (aldeia Kapoto); Kudjore Txucarramãe (chefe de posto da aldeia Kapoto e servidor da Funai); Tepkranre Mentuktire (aldeia Kapoto); Kagrire Kayapó (aldeia kokraimoro); Bebin Mentuktire (aldeia Kapoto); Tedjê Mentuktire (aldeia Mentuktire, filho do cacique Raoni e presidente do Instituto Raoni); Nory Kayapó (aldeira Mentukire); Bep-í Mentuktire (aldeia Kapoto); Katogri Mentuktire (aldeia Kapoto); Bepkum Kayapó (aldeia Kubenkokre) e Karinhotí Txucarramãe (aldeia Kapoto e servidor da Funai).

Acompanharam o líder caiapó o superintendente de Política Indígena, órgão ligado à Casa Civil, José Idevar Sardinha, o secretário de Estado de Comunicação, Geraldo Gonçalves, os vereadores de São José do Xingu, Lúdio Souza Barros (PPS) e Marcelo Rossi (PPS), além do genro de Bedjai Meubamp Metuktire.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383342/visualizar/