Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 20:57
Por: Raquel Barroso

    Imprimir


O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, embarca nesta quinta-feira (20-05) juntamente com a comitiva do Governo para China e Japão. Segundo o secretário, esta viagem é uma grande oportunidade para a aproximação comercial entre os países. “Procuraremos nos aproximar dos empresários para conhecer suas relações comerciais, visando possibilidades para futuros negócios”, afirma Furlan.

De acordo com Alexandre Furlan, além da soja e do algodão, o complexo carne (suína, bovina e de aves) é um dos produtos mato-grossenses para ser vendido para os países asiáticos, graças ao mercado consumidor com potencial para consumo em larga escala. “Precisamos vender credibilidade para os asiáticos, mostrar a qualidade dos nossos produtos e nossa preocupação com a preservação ambiental”, ressalta o secretário.

A China é o segundo maior mercado para exportação de produtos mato-grossenses, respondendo nos três primeiros meses desse ano por 13,15% da pauta de exportação brasileira, porcentagem que representa US$ 82,3 milhões. De 1999 a 2003 o país aumentou 432,74% a importação de produtos mato-grossenses.

Com uma população de 1,3 bilhão de habitantes e um crescimento de 7% a 8% ao ano, o país se destaca com um mercado em potencial para importação de produtos alimentícios. E é de olho nesse mercado que empresários mato-grossenses pretende ampliar a pauta de exportação de produtos do Estado.

O continente Asiático, somente no primeiro trimestre de 2004, comprou US$ 135,7 milhões em produtos mato-grossenses. Mato Grosso exportou no primeiro trimestre desse ano 2,3 milhões de toneladas de soja, incluindo grãos, farelo e óleo. Outros produtos também se destacam na pauta de exportação mato-grossense está a carne, que representou 6% do total dos produtos exportados, madeira e algodão.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383345/visualizar/