Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 18:30
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Cinco deputados de Mato Grosso participarão, entre os dias 26 e 28 deste mês, da VIII Conferência da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), em João Pessoa (PB). O presidente da Unale, Alexandre Postal (PP-RS), aguarda a confirmação do ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) para proferir palestra sobre as relações do Brasil com a ALCA e o cenário econômico mundial.

Já confirmaram presença o marqueteiro Chico Santa Rita e o comentarista de negócios da Rede Globo, professor Luís Almeida Marins.

Entre os principais temas a debater estão a Reforma Política e o Marketing Político e as Eleições Municipais. A conferência acontece no Hotel Tropical Tambaú, com abertura, às 20 horas do dia 26. No dia 28, ocorre a Assembléia Geral da instituição, com eleição e posse da nova diretoria.

A coordenação da bancada de Mato Grosso na conferência será feita pelo ex-presidente do Poder Legislativo, deputado Gilmar Fabris (PFL). Fabris destaca a importância da integração entre os Legislativos estaduais como forma de deputados prestarem serviço à sociedade.

“Vamos reivindicar a atenção da Unale para apoio aos eventos de Mato Grosso. Por exemplo, o presidente Riva lançou livro sobre a reforma tributária em Brasília, com apoio de senadores, algo inédito e a Unale não esteve presente”, afirmou Gilmar Fabris. O deputado acrescenta que a instituição é importante na medida em que apóia deputados quando da visita a Brasília, onde os parlamentares ficam hospedados em apartamentos adquiridos pela Unale.

“A Unale tem um outro avanço, que é o auxílio para a família de deputados que venham a falecer, quando é descontado um dia de trabalho de todos os deputados do Brasil, hoje em torno de R$ 200 mil”, citou outro benefício da instituição.

“Temos uma expectativa de apoiar a reeleição do deputado Alexandre Postal para a presidência da Unale, embora haja Estados de Rondônia, Roraima e do Nordeste com uma chapa”, disse a respeito da eleição para a direção da Unale.

O primeiro dia de trabalho (27), inclui um painel sobre a Reforma Política, tema recorrente e que exige atualização à cada rodada de debates da Unale. Falarão sobre o assunto o presidente e o relator da Comissão Especial da Reforma Política, respectivamente, deputados federais Ronaldo Caiado (PFL-GO) e Alexandre Cardoso (PSB-RJ), além de Chico Alencar (PT-RJ), membro da comissão.

Ainda nesse dia, o ex-ministro dos Transportes e secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, fará palestra sobre Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Para fechar a programação, o especialista eleitoral Geraldo Neves, o marqueteiro Chico Santa Rita e o 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Luiz Piauhylino formarão o painel sobre marqueting e a sucessão municipal deste ano.

A diretoria da Unale é composta atualmente pelo presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PTB), como diretor do Centro-Oeste e Hermínio Jota Barreto (PL), como titular do Conselho Fiscal.

Encontros paralelos

No último dia da conferência serão realizadas reuniões simultâneas e específicas relacionadas aos órgãos de apoio ao trabalho legislativo nos Estados. Assim haverá a Reunião da Secretaria de Mulheres, o II Fórum dos Presidentes de Casas Legislativas, uma palestra com o general Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, intitulada “Amazônia e Soberania Nacional”, e a reunião das Escolas dos Legislativos e TV´s Legislativas.

Como parte dessas reuniões, a Unale terá um espaço voltado para a discussão das Relações Internacionais. Junto com convidados de outros países, o presidente Alexandre Postal e parlamentares farão a assinatura de convênio entre a Unale e a Confederação Mexicana de Congresso e Legisladores Estaduais. Na VIII Conferência da Unale será lançado também o site “Interação Legislativa”, uma parceria entre a instituição e a Câmara dos Deputados.

Também no último dia da conferência, 28, o antropólogo e comentarista empresarial de negócios da Rede Globo, professor Luís Almeida Marins fará a palestra ‘Motivação Política e os Desafios da Mudança”.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383363/visualizar/