Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 18:10
Por: Antônio de Souza

    Imprimir


Brasnorte, MT - É no sistema de parceria com o Governo do Estado que o Município de Brasnorte (567 km a Noroeste de Cuiabá) está encontrando a solução para os principais problemas que afetam a população, notadamente aqueles relacionados à infra-estrutura básica. Com a aplicação dos próprios recursos e os investimentos do Governo, a Prefeitura consegue suprir as necessidades básicas dos habitantes e prepara o Município para uma nova fase de desenvolvimento sócio-econômico.

As estradas asfaltadas e a energia elétrica que faltam em abundância no Interior de Mato Grosso e refletem o descaso a que o Estado foi relegado nas duas últimas décadas, segundo a prefeita Isolete Correa Rodrigues (PFL), sempre se constituíram nos principais problemas da região. O quadro, no entanto, está mudando, a partir do momento em que o Município passou a ser olhado com a necessária atenção por parte do Poder Público e sanou, em parte, as irregularidades. A começar pela energia, que deixou de ser um problema a partir da construção do Linhão, que, em 2003, passou a suprir as necessidades do setor (a Prefeitura aposentou o sistema de fornecimento de luz por termelétrica) e, em breve, chegará a Juína; e pelo início das obras de asfaltamento da MT-170, no trecho de 340 km entre Campo Novo do Parecis-Brasnorte-Juína.

O ano de 2003, para a prefeita Isolete, representou o início da redenção de Brasnorte, considerando os investimentos com recursos próprios e aqueles bancados pelo Governo do Estado. No tocante aos investimentos municipais, ela destaca, sobretudo, as ações na Educação e na Saúde, além da regularização do pagamento dos salários do funcionalismo público municipal. “Recebi a Prefeitura em 2001, com seis meses de salários atrasados, mas, graças a trabalho árduo e à aplicação correta do dinheiro públicos, sanamos essa irregularidade”, diz a prefeita.

A Prefeitura investe em obras nas zonas urbana e rural do Município, com reforma e a construção de escolas e postos de saúde em aldeias indígenas e assentamentos rurais. A Prefeitura banca as despesas de cerca de 50 alunos que fazem faculdades em Juina, Sapezal e Tangará da Serra. Pelo menos 53 novas salas de aula foram construídas. Recentemente, foi firmada uma parceria com o Governo, por meio da Secretaria de Saúde, para as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal, que ganhou uma área exclusiva para atendimento aos indígenas e dois leitos semi-intensivos.

As parcerias com o Governo renderam, ainda, a construção de 50 casas populares para famílias carentes, dentro do Programa Habitacional Meu Lar, e outras 40 unidades por meio do Programa Bolsa de Material de Construção. O Governo ainda proporcionou a recuperação de equipamentos rodoviários que permitirão a recuperação e a conservação de estradas vicinais.

“Agora, com o asfaltamento da MT-170, o Governo contribui para a concretização de um sonho de acalentado por todos aqueles que moram aqui há quase três décadas. É um compromisso de honra que o governador Blairo Maggi assumiu e que, com certeza, vai cumprir”, afirma Isolete Rodrigues, para quem as terras do Município de Brasnorte, definitivamente, começar a despertar o interesse dos investidores.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383367/visualizar/