Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 15:54
Por: Márcia Andreola

    Imprimir


O presídio feminino Ana Maria do Couto May conta, a partir de agora, com mais uma opção de qualificação profissional para as reeducandas. Uma oficina de costura foi inaugurada nesta terça-feira (18.05). A oficina é uma doação da Rede Cemat.

O secretário Célio Wilson de Oliveira e o diretor administrativo da concessionária de Energia Elétrica, Jefferson Kopak, assinaram o termo de doação ao Fundo Estadual de Segurança Pública, de seis máquinas para costura industrial que já estão instaladas na unidade prisional feminina.

São três máquinas galoneras,uma overloque, uma de corte com disco e uma de costura reta que vão permitir a qualificação profissional de 20 reeducandas, em uma primeira etapa.

Através de uma parceria entre a Setec (Secretaria de Trabalho e Emprego e Cidadania) e o Senac (Serviço Nacional do Comércio), as reeducandas receberão treinamento. A expectativa é de que a produção comece já a partir do mês de julho.

A primeira encomenda já está feita. Serão produzidos 18 mil uniformes para a Rede Cemat. Três mil peças produzidas a cada mês. “Fomos convidados para participar dessa parceira no ano passado e, desde o início, entendemos que este é um projeto muito importante. Com a confecção dos uniformes, as reeducandas terão a oportunidade de aprender uma profissão, gerando um reflexo extremamente positivo para a sociedade”, avalia Kopak.

Outras empresas e instituições também poderão ser parceiras desse projeto. De acordo com o secretário adjunto de Justiça e do Sistema Prisional, Sebastião Ribeiro da Silva Filho, a unidade tem interesse em expandir a parceria. ”Este é o início de um projeto que só tende a ser ampliado, com sucesso”.

“Esta é uma ação voltada para a ressocialização dos reeducandos. Envolver o maior número possível de reeducandos para atividades voltadas para a recuperação é uma de nossas metas, prevista no Plano Estadual de Segurança Pública e a participação da iniciativa privada é muito importante nesse processo”, avalia o secretário Célio Wilson de Oliveira.

QUALIFICAÇÃO – No presídio feminino também já se encontra em fase de implantação, a cozinha industrial. Ela irá fornecer alimentação para o sistema prisional em Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger. Com a cozinha industrial serão geradas 40 novas vagas de trabalho para as reeducandas.

Já em funcionamento no presídio feminino outros projetos de qualificação profissional como: oficinas de artesanato, marcenaria, costura e cursos de culinária, entre outros.




Fonte: Assessoria/Sejusp

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383388/visualizar/