Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 15:47
Por: Paula Muramatsu

    Imprimir


A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (18.05), Paulo Jobim, filho do maestro e compositor Antônio Carlos Jobim e presidente do instituto que leva o mesmo nome. Paulo Jobim está em Cuiabá para o lançamento do projeto “Tom do Pantanal”, nesta quarta-feira (19.05), às 9h, no auditório da Famato.

O projeto será executado em parceria pelo Governo de Mato Grosso, Fundação Roberto Marinho, Furnas Centrais Elétricas e o Instituto Antônio Carlos Jobim. E o objetivo é levar educação ambiental e musical a escolas públicas de Mato Grosso. O público alvo são alunos e professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

Inicialmente, em Mato Grosso serão beneficiadas 190 escolas, com um universo de 380 professores capacitados para a aplicação do material em sala de aula. Estes professores atuarão como multiplicadores em suas cidades pólos. O treinamento destes professores ficará a cargo da Seduc. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania fez a intermediação junto às Secretarias de Estado para implantação do projeto em Mato Grosso.

O Tom do Pantanal utiliza um kit de material educativo que apresenta métodos e inovações pedagógicas relacionados à educação ambiental e musical. Ele já está presente nos Estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Amazonas, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal.

O kit do projeto é composto de uma série de vídeos, um de apresentação, dois de capacitação e dez temáticos, para uso em sala de aula; CD com músicas de Tom Jobim e de compositores representativos da região; caderno de orientação para os professores; caderno de música com atividades de educação musical; CD Rom com todo o conteúdo da série e um jogo educativo (RPG) com elementos do Pantanal, para estimular a curiosidade e a descoberta das características do meio ambiente de cada localidade.

De acordo com Paulo Jobim, o Tom do Pantanal alia a paixão de seu pai pela natureza e visa conscientizar a sociedade, sobretudo a comunidade escolar para a importância da proteção do meio ambiente e, em especial, do Pantanal, que se caracteriza pela diversidade de ecossistemas.

Guitarrista, arranjador, produtor, flautista, compositor, Paulo Jobim é um dos mais ativos membros da prole. Seu registro pode ser ouvido em discos clássicos de Tom ao lado de Elis Regina, João Gilberto e o baterista Milton Banana.

O Instituto Antonio Carlos Jobim nasceu da necessidade de preservar e disponibilizar para o público, especialmente para estudantes e pesquisadores, além da obra musical e poética do artista, o seu pensamento, admiração e preocupação com a natureza do Brasil.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383389/visualizar/