Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 18 de Maio de 2004 às 10:27
Por: Carlos Martins

    Imprimir


O governador do Estado, Blairo Maggi, e a primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, participaram na manhã desta terça-feira da abertura da Festa do Divino, que é uma das mais importantes da fé Católica. Pouco tempo depois de serem recebidos, pelo secretário de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, na antiga Residência dos Governadores, eles recepcionaram a bandeira e as coronas trazidas, ao som de uma banda, em procissão da Igreja Matriz, onde às 6h o bispo Dom Bonifácio Piccinini celebrou uma missa.

Foi a segunda vez que o governador participou da abertura da festa. “Cuiabá tem uma história muito antiga e rica e essa festa é muito tradicional. Significa resguardar e preservar a cultura e história de Cuiabá”, disse Maggi. O bispo dom Bonifácio cumprimentou as autoridades e proferiu uma benção aos pães bentos. “Durante a peregrinação da bandeira vamos implorar a humildade e confiar na proteção de Deus para a família, o Estado e todo o mundo”, disse o bispo. De acordo com a tradição, iniciou-se nesta terça-feira o período da novena onde os fiéis percorrem os bairros da cidade levando a bandeira e arrecadando doações que serão destinadas aos projetos assistenciais da paróquia.

Após o governador distribuir pãezinhos bentos aos presentes, todos participaram do tradicional “chá-com-bolo”. A festa do Divino marca o nascimento da igreja Católica e os pães bentos significam a graça, o favor de Deus e simboliza a abundância da fartura do alimento que Deus nós dá a cada dia. Para o secretário de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, que participa a muitos anos da tradicional festa, o momento foi especial já que foi o primeiro na condição de titular da pasta. “Estamos aqui representando a classe cultural de Mato Grosso. É uma tradição que será mantida aqui neste local como acontece a dezenas de anos”, disse o secretário.

Também participaram da abertura da Festa do Divino o secretário-chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena, o presidente do MT Fomento, Éder de Moraes Dias, a vereadora Enelinda Scala (PT), o conselheiro do Tribunal de Contas Júlio Campos, a primeira-dama de Várzea Grande, Lucimar Campos e o secretário municipal Francisco Vuolo (Turismo). Às 8h15, sob o comando do imperador Marcos de Thadeu Tenuta e a imperatriz Ivete Campos, que comandam este ano as festividades, a procissão ganhou as ruas e se dirigiu aos bairros da cidade.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383507/visualizar/