Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 17 de Maio de 2004 às 19:42

    Imprimir


O PT e o PMDB vão esperar um levantamento sobre as condições de aliança nos municípios de Mato Grosso para definir em quais locais poderão estar juntos no mesmo palanque. Esta foi a principal decisão da reunião da direção das siglas e parlamentares dos três níveis de legislação, reunidos hoje em Cuiabá.

Um grupo de trabalho, com três representantes de cada partido, foi formado para mapear o Estado. Na próxima segunda-feira (24), o grupo apresentará os primeiros resultados do levantamento. Pelo PMDB participarão da comissão a deputada federal Teté Bezerra, deputado Nataniel de Jesus (PMDB) e o ex-superintendente do Incra, Clóvis Cardoso. Pelo PT, o secretário de comunicação, Orency Francisco, a secretária de organização, Silbene Santana e o secretário de assuntos institucionais, José Lannes.

Para o deputado Nataniel, entre os municípios, os desafios para se chegar a um consenso, sobre quem abre mão da cabeça de chapa, ocorrerão em Cuiabá e Rondonópolis. Mas o deputado avisa que a reunião de hoje abriu caminho para um início de forte debate onde a base de filiados e militantes terão voz. “Primeiro vamos ver como estão os partidos em todo o Estado. Depois, avaliar a possibilidade de candidatura própria, de coligação, com respeito aos diretórios. Nós não vamos impor”, disse.

A deputada Verinha Araújo (PT), diz que o grupo de trabalho constituído vai verificar as proximidades entre PT e PMDB em todo o Mato Grosso. Ele voltou a repetir que em municípios do Vale do Araguaia, como São Félix, Confresa e Vila Rica, os partidos têm ido juntos para os pleitos municipais.

“Vamos ver onde temos afinidades e onde não tivermos vamos discutir o que pode ser feito. Foi uma reunião importante para nós discutirmos um início de conversa. Não descarto a aliança PT-PMDB em Cuiabá”, afirmou.

Segundo Verinha, o ex-senador Bezerra relatou aos participantes da reunião, realizada pela manhã, no Hotel Áurea, em Cuiabá, que a iniciativa de composição das agremiações atende a pedido da base peemedebista, há muito tempo. “O ex-senador disse que é um desejo da base do PMDB, que vem cobrando muito o partido essa aproximação”, avaliou.

O suplente de deputado, Sidney Salomé, em sua região, em Araputanga, sua base eleitoral, e São José dos Quatro Marcos, não haverá dificuldade dos partidos estarem juntos. “Em Quatro Marcos, o PT tem candidato a prefeito, temos candidato também, mas há possibilidade de coligação. Esse levantamento vai direcionar muitas coligações no Estado”, atesta.

De acordo com o pré-candidato do PT em Cuiabá, Alexandre Cesar, os partidos vão conversar mais, sem esquecer os diretórios. “Não queremos atrapalhar, vamos buscar um encaminhamento e dialogar muito. Onde não tem jeito, não dá. Tem muitos municípios onde os partidos estão em posição antagônica”, considerou.

Participaram da reunião o pré-candidato pelo PT, procurador Alexandre Cesar, a senadora Serys Slhessarenko e a deputada Vera. Pelo PMDB, o presidente regional do partido, ex-senador Carlos Bezerra, a deputada federal Teté Bezerra, os deputados Nataniel de Jesus, José Carlos do Pátio, o primeiro-secretário, Silval Barbosa e o pré-candidato da sigla em Várzea Grande, médico Arilson Arruda. Além de vereadores dos dois partidos das cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383556/visualizar/