Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 15 de Maio de 2004 às 12:06

    Imprimir


Zurique - A África do Sul foi escolhida neste sábado para ser a sede da Copa do Mundo de 2010. A decisão foi anunciada no início da manhã pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, em Zurique. Esta é a primeira vez na história, que o mundial de futebol será disputado no continente africano.

Além da África do Sul, estavam concorrendo as candidaturas do Egito e Marrocos. A postulação da Líbia havia sido descartada pela Fifa um dia antes, depois de a Tunísia anunciar a sua desistência.

Líbia e Tunísia planejavam organizar o mundial de forma compartilhada - a exemplo do que ocorreu na Copa de 2002, entre Coréia do Sul e Japão. A cúpula da Fifa argumentou, no entanto, que este tipo de candidatura só seria aceita na hipótese de não haver candidaturas individuais, o que não era o caso.

O comitê executivo da Fifa entendeu que a África do Sul tem experiência na organização de eventos esportivos de grande porte. Os dirigentes lembraram que o país sediou o mundial de rugby em 1995 e a copa do mundo de cricket, no ano passado.

A candidatura da África do Sul recebeu 14 votos, contra 10 de Marrocos. Egito não foi votado.

MANDELA - O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela - que impulsionou de forma expressiva a candidatura do país - estava entusiasmado com a decisão da Fifa. Ao lado do bispo Desmon Tutú, ele se mostrava muito feliz. "Me sinto como um jovem de 15 anos. Esta foi uma vitória muito bonita", disse.

O Mundial de 2006 será realizado na Alemanha e o de 2014 provavelmente virá para a América do Sul. Neste caso, a candidatura do Brasil é a que tem maiores chances de vitória.

Veja quem votou em quem:

ÁFRICA DO SUL: Suíça, Argentina, Escócia, Suécia,Trinidad, Costa Rica, Paraguai, Brasil, Estados Unidos, Tailândia, Rússia, Alemanha, Tonga e Japão.

MARROCOS: Camarões, Coréia, Espanha, França, Bélgica, Tunísia, Catar, Turquia, Botsuana e Mali.

EGITO: Nenhum voto

Líbia: Desqualificada

Tunísia: Retirou candidatura




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383639/visualizar/