Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 15 de Maio de 2004 às 11:55
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


A comunidade de Bom Sucesso em Várzea Grande, município que comemora neste sábado (15.05), 137 anos, é conhecida por sua culinária tradicional, principalmente os pratos preparados com peixe. Tendo isso em vista e buscando gerar novos negócios, fomentar os já existentes, viabilizar novas formas de renda, criar estratégias para comercialização e consciência do desenvolvimento sustentável integrado, a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur) é parceira do Sebrae em uma iniciativa inédita que está desenvolvendo ações para incrementar o turismo na rota que engloba a localidade, que recebeu o nome de "Rota de Bom Sucesso - O Sabor do Peixe de Mato Grosso".

Situada à margem do Rio Cuiabá, Bom Sucesso (20 km de Cuiabá), teve origem na produção doméstica de rapadura e na pesca de subsistência. Com o passar do tempo, as casas alinhadas ao longo do rio transformaram-se em peixarias, onde são servidos pratos da culinária tradicional como mojica de pintado, ventrecha de pacu, peraputanga assada, farofa de banana e pirão. Os doces e rapaduras são produzidos na localidade e servidos como deliciosas sobremesas.

A Casa da Memória guarda parte da história da vida dos antigos moradores, e assim como os engenhos, onde são preparadas artesanalmente as rapaduras, complementam o atrativo da Rota do Peixe.

Com um imensurável patrimônio cultural, mantido por meio de festas, lendas e mitos, que povoam o imaginário de seus moradores, Bom Sucesso absorve naturalmente o contraste entre o rural e o urbano, sustentando uma paisagem peculiar, composta pela beleza do Rio Cuiabá e o aroma de uma boa e farta mesa. Um atrativo turístico que não poderia deixar de ter o incentivo da Secretaria de Turismo do Estado.

AÇÕES - A partir da implantação da Rota muita coisa mudou na comunidade, desde a apresentação da localidade até o atendimento nos restaurantes. Foram instaladas placas de sinalização nas vias de acesso entre o aeroporto Marechal Rondon e a entrada de Bom Sucesso; placas turísticas em todos os empreendimentos e na entrada do vilarejo com os principais atrativos turísticos; um pórtico-portal que tem o teto sustentado por colunas ou pilares; abrigos nos pontos de ônibus.

Também foram pintadas todas as fachadas das casas da rua principal, para melhorar o visual, e efetuados serviços de limpeza geral e jardinagem na entrada da cidade e ao longo da rua principal.

A Rota de Bom Sucesso foi criada juntamente com as demais: (Charme de Guimarães; Rota de Cáceres - O Sossego das Águas e o Aconchego Rural e Rota de Poconé - Pousos Pantaneiros). Em todas elas foi trabalhado um comitê gestor de comercialização, onde ficou definido um plano de ação para estar divulgando o município em âmbito regional, estadual, nacional e internacional, em parceria com as prefeituras dessas localidades e outras instituições.

TRAF - O que aconteceu com Bom Sucesso, poderá também ser realizado em Capão Grande, outra comunidade do município de Várzea Grande, que, por meio do vice-presidente da Associação de Pequenos Produtores de Capão Grande, José Alberto, procurou a Sedtur para obter mais informações sobre o Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF).

Eles querem criar, em parceria com a Secretaria, um roteiro turístico de turismo rural que integre as comunidades de Capão Grande e Olho D`Água à rota de Bom Sucesso. A Sedtur marcará uma visita aos locais para avaliar o potencial para esta atividade.

De acordo com Ricardo Henry, Secretário de Turismo do Estado, o potencial dessas duas localidades para o desenvolvimento desta atividade será analisado pelos técnicos da Sedtur.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383640/visualizar/