Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 14 de Maio de 2004 às 16:47

    Imprimir


O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, reforçou o compromisso que o PT tem com o Brasil e com a representação das classes populares. De acordo com ele, o partido está pronto para enfrentar o debate político e eleitoral deste ano, mostrando o que já foi feito.

As declarações foram feitas durante a abertura da primeira mesa de debates da Conferência Nacional Eleitoral que está sendo realizada em São Paulo pelo partido, com a presença de mais de mil pessoas. Segundo o ministro, o PT tem um projeto nacional com o qual pretende conduzir o desenvolvimento nacional tendo o povo como sujeito. "Vamos alargar a democracia", observou.

Para atingir esse objetivo, no entanto, ele afirmou que serão necessárias alianças ¿ inclusive com o setor produtivo. Dirceu destacou ainda algumas das prioridades do partido que já vêm sendo colocadas em prática, como o combate à corrupção, o desenvolvimento da infra-estrutura, o aumento dos recursos aplicados pelo governo e o investimento na educação.

Palocci: crescimento econômico ajudará PT

Na avaliação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que também participou da mesa, as eleições deste ano não terão caráter nacional. "Se o contrário acontecer, melhor para nós", disse. "Eu acho mais fácil o embate forte das nossas teses com outros partidos do que os embates localizados, que são mais complexos".

Palocci ressalva que o pleito poderá ganhar um aspecto nacionalizado especialmente em grandes cidades como São Paulo, onde a disputa ocorre entre figuras de grande projeção no país. O ministro da Fazenda destacou ainda que as várias conquistas do governo Lula vão ajudar os candidatos do partido. "Nós vamos realizar a eleição já em um ambiente crescimento econômico efetivo."

Palocci enfatizou os ajustes fiscal e monetário, a reforma da Previdência, o controle da inflação e principalmente o ajuste externo, que agora permitirá que o Brasil enfrente com maior facilidade as crises internacionais. Dirceu endossou as palavras de Palocci e reforçou as conquistas na área econômica que vêm ocorrendo durante o governo Lula. Como exemplo dos progressos obtidos, ele citou a queda dos juros tanto para o crédito como para os investimentos.

Genoíno: Partido será o centro do pleito

O Partido dos Trabalhadores chega à sua 13ª. eleição consciente da centralidade da disputa política que ocupa em 2004. E consciente também dos projetos de mudança que implantou em sua história de administração pública. Esta foi a tônica do discurso do presidente nacional do PT, José Genoino, na abertura do evento. Genoino considerou esta uma das maiores conferências da história do PT.

Genoino destacou, ainda, o fato de o partido realizar a conferência num momento singular da sua história política. ¿Este momento de unidade e sentimento de coesão do partido foi fruto de um intenso debate na escolha das candidaturas¿, ressaltou.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383666/visualizar/