Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 14 de Maio de 2004 às 15:54

    Imprimir


A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Padre Luiz Maria Ghisoni será a segunda de Várzea Grande a receber o Programa Coca-Cola Reciclou, Ganhou. Nesta sexta-feira (14), às 16 horas, uma apresentação do Teatro de Bonecos de Dorothéa e sua Trupe celebra o início do programa. A iniciativa é fruto de uma parceria da Renosa, franqueada Coca-Cola em Mato Grosso, com a Recimat para conscientizar alunos de escolas públicas e particulares sobre a coleta seletiva de resíduos, estimular a reciclagem e promover a educação ambiental.

No mês passado, o Reciclou, Ganhou foi lançado em Várzea Grande, na Escola Irenice de Godoy, no bairro Jardim Imperial. O programa é baseado da coleta, pela Recimat, de embalagens plásticas de garrafas PET de água e refrigerante e de latas de alumínio de qualquer produto ou marca. O programa, iniciado no Brasil em 1997, é modelo de gestão ambiental mundial do Sistema Coca-Cola e aplicado em 18 Estados brasileiros.

Para executar o programa, a Coca-Cola instala barracas nas escolas para recolher os materiais. Ao entregá-los, os alunos recebem bônus que, somados, dão direito a brindes individuais e benfeitoria coletiva para a escola.

Entre os brindes aos alunos estão lápis, caneta, borracha, caderno, bola e para a escola, ventilador elétrico, bebedouro, etc. A direção da escola, junto com a companhia, define qual deve ser a benfeitoria para a instituição.

Segundo o Gerente de Relações Externas da Coca-Cola, Nilson Tagliari, o programa tem dado a oportunidade para os adolescentes exercerem a cidadania. “Os alunos aprendem sobre os cuidados com o meio ambiente e ainda ajudam a melhorar as condições das escolas. É um programa importante porque trabalha com a mudança de atitude dos jovens”, afirma.

O programa

Durante um mês, o posto de coleta do Programa Coca-Cola Reciclou, Ganhou fica instalado na escola. Neste período, um funcionário da Recimat recebe o material a ser reciclado e faz a troca por brindes. Uma tabela de conversão presente no posto de troca mostra quantas embalagens são necessárias para serem trocadas por cada brinde. Caso o aluno queira acumular pontos para trocar depois pelo brinde, o funcionário da Recimat estará, então, realizando a troca das embalagens por cupons.

No final do dia, a escola também contabiliza o material coletado e fica sabendo quantos pontos acumulou. Assim, faz juz a um benefício de uso coletivo de acordo com um termo de compromisso firmado com a empresa recicladora. Desta forma, tanto a escola como as crianças e adolescentes são beneficiados. Todo o trabalho de coleta é documentado diariamente.

Na lista de materiais possíveis de troca estão garrafas PET’s de refrigerantes e água e latas de alumínio de qualquer fabricante. A dinâmica de troca envolve o fornecimento para os alunos de 12 brindes, conforme a pontuação. São eles: bola Coca-Cola; camiseta “Reciclou, Ganhou”; boné “Reciclou, Ganhou”; estojo; caderno; chaveiro; gelo cósmico; caneta; lápis; apontador; régua; e borracha.

O brinde coletivo das escolas poderá ser, a título de sugestão e de acordo com a necessidade da instituição, os seguintes materiais: postes para voley; contentores de coleta seletiva; bebedouro; mesa de pebolin; mesa de ping-pong; tabela para basquete; bolas oficiais; redes; ventilador de teto elétrico; reforma de quadra esportiva, entre outros. Sempre de acordo com a necessidade da escola e conforme a pontuação atingida.

Renosa

A Renosa é uma empresa mato-grossense que atua no mercado local há 27 anos. Hoje, emprega mais de 700 pessoas. Franqueada da Coca-Cola para Mato Grosso e mais 18 cidades de Goiás, a Renosa é uma das mais modernas empresas do segmento de bebidas. A capacidade produtiva do seu parque industrial é de 378 milhões de litros/ano, gerando mais de R$ 40 milhões em impostos anuais.

Além do Programa Coca-Cola Reciclou, Ganhou, a Renosa desenvolve outros projetos de cunho social internos e externos, beneficiando tanto colaboradores quanto a comunidade onde atua.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383677/visualizar/