Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 14 de Maio de 2004 às 08:21
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


O governador Blairo Maggi deu posse na tarde desta quinta-feira (13.05) ao novo secretário de Estado de Cultura, o historiador e publicitário João Carlos Vicente Ferreira. A cerimônia de posse foi realizada no salão nobre do Palácio Paiaguás e contou com a presença de secretários de Estado, parlamentares, produtores culturais e demais autoridades do Estado. João Carlos Ferreira assume a secretaria de Cultura em substituição a Benedito Paulo de Campos que sai do Governo para disputar as próximas eleições municipais.

O ex-secretário Benedito destacou os trabalhos realizados durante a administração à frente da pasta. ”Agradeço o apoio do Governo e saio com a consciência do dever cumprido exercendo um trabalho transparente conforme a política desta administração”, afirmou Benedito, enfatizando os trabalhos da Secretaria como a implantação de ações para interiorização da cultura em Mato Grosso, além dos projetos, já iniciados e em fase de conclusão, de recuperação do patrimônio histórico de Cuiabá, como as Igrejas Bom Despacho e Nossa Senhora do Rosário, Palácio da Instrução e Casa Cuiabana. “Queremos que a cultura seja vista como uma área fértil para a inclusão social, gerando emprego e renda”, finalizou o ex-secretário.

“Sabemos que a cultura é historicamente a área que menos incentivos recebe, mas queremos mudar essa situação, promovendo a descentralização e integração cultural, pois é uma área geradora de riquezas e transformadora da ação social”, afirmou, durante o discurso de posse, o novo secretário de Cultura, João Carlos Ferreira.

O mercado cultural brasileiro movimenta anualmente cerca de R$ 6 bilhões, conforme pesquisa da Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais. Para o novo secretário, uma das metas de trabalho é a ampliação do mercado cultural mato-grossense com a elaboração de políticas públicas que fomentem essas ações. ”Não se faz sozinho essas ações e vamos procurar parcerias privadas”, ressaltou João Carlos.

No orçamento geral do Estado foram destinados R$ 2,5 mi para a secretaria de Cultura.”Vamos usar a criatividade do segmento e buscar parcerias para a realização das ações”, afirmou o secretário.

Outra ação destacada por João Carlos Ferreira será a revisão de aplicações da Lei Estadual de Incentivo à Cultura para a correção de falhas, além da promoção de conferências municipais de cultura com o objetivo de interiorizar o segmento no Estado.”Mato Grosso é gerador de riquezas e, parafraseando Roosevelt, quero dizer que aonde vá a soja, também vá a cultura mato-grossense”, assegurou Ferreira.

“Estaremos abertos para debater a lei de incentivo com o objetivo de melhorar as condições da cultura no Estado”, afirmou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva.

O governador Blairo Maggi agradeceu o trabalho desempenhado pelo ex-secretário Benedito Campos, afirmando que a posse do novo secretário foi acelerada em virtude da viagem que fará à China e do prazo para desincompatibilização dos postulantes a cargos eletivos. Maggi falou também das obras de restauração do patrimônio histórico de Cuiabá, iniciadas na gestão de Campos. ”É um trabalho demorado, que exige tempo, porém será concluído”.

Sobre o novo secretário, o governador destacou a indicação como o primeiro nome que foi apontado para assumir a pasta. “A grande maioria sabe da dedicação e do conhecimento do historiador João Carlos na área cultural”, finalizou Maggi.

HISTÓRICO – Natural do Paraná, João Carlos Vicente Ferreira chegou a Mato Grosso em 1989. Conhecedor da história mato-grossense, João Carlos já publicou 12 livros sobre o Estado, como “Mato Grosso e seus municípios”, além de obras sobre o Pará e Paraná. O historiador é presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, função que continuará exercendo e já foi conselheiro de Cultura do Estado.

Participaram da cerimônia de posse os secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania), Geraldo Gonçalves (Comunicação Social), Alexandre Furlan (Indústria, Comércio e Mineração), Flávia Nogueira (Ciência e Tecnologia), coronel Walter Ferreira (Casa Militar), Ricardo Henry (Desenvolvimento do Turismo), Cloves Vettorato (Assuntos Estratégicos), Joaquim Sucena (Casa Civil), secretário-adjunto de Cultura, Roberto Lucialdo; procurador geral do Estado, João Virgílio do Nascimento Sobrinho; defensor geral do Estado, Fábio Guimarães; deputados estaduais e federal, reitor da UFMT, Paulo Speller, conselheiro do TCE, Júlio Campos, prefeitos do Interior, presidente da Academia de Letras de Mato Grosso, Sátiro de Oliveira; ex-governador do Estado, José Garcia Neto; secretário de Cultura de Cuiabá, Justino Astrevo.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383698/visualizar/