Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 11 de Maio de 2004 às 18:45
Por: Maria da Paz Sabino

    Imprimir


O livro Amazônia – a ilusão da terra prometida, de autoria do professor Fiorelo Picoli, será lançado nesta quinta-feira (13.05), às 19h30, no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop. O livro trata a respeito da expropriação do homem e do seu ambiente, mostrando como acontece a relação entre posseiros, índios, garimpeiros e os grandes conglomerados econômicos abordando a questão da superexploração dos que fazem parte da Amazônia.

Este é o segundo trabalho editorial do professor Fiorelo Picoli que publicou recentemente, como resultado de uma pesquisa de doutorado, o livro Amazônia – do mel ao sangue. A intenção do escritor é publicar uma série com quatro livros ainda este ano, já que a Amazônia é um tema inesgotável e polêmico.

“Não tenho o objetivo de polemizar sobre o assunto, até porque muitos outros autores assim já o fizeram. Quero mostrar situações que envolvem o reino animal, vegetal e a relação do homem neste processo de destruição motivado pelos grandes conglomerados econômicos”, declara o pesquisador, que é doutor em Administração e Direção de Empresa, pela Universidade de León, na Espanha.

O livro foi prefaciado pelo vice- reitor da Unemat, Almir Arantes, que estará em Sinop na quinta-feira para apresentação da obra. O pesquisador afirma que o seu objetivo é identificar os atores que fazem a história da Amazônia, bem como apontar de que forma foi realizada na região a expropriação dos povos originários, dos posseiros, garimpeiros e da força de trabalho.

“Através desta pesquisa realizada e agora tornada pública mostro como é feita a destruição dos mais variados ecossistemas regionais que sustentam uma rede de equilíbrio da vida, entre os reinos animal e vegetal”, afirma Picoli. De acordo com o Fiorelo Picoli, “o homem da floresta foi expulso através de verdadeiros genocídios”. O livro está à venda nas livrarias da cidade ou através do escritor na Unemat.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383734/visualizar/