Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Maio de 2004 às 16:18
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


Está confirmada a viagem para o Oriente. Dia 20 de maio, 36 pessoas de Cuiabá sairão a caminho do estreitamento de relações comerciais entre a China, o Japão e o já denominado “celeiro do mundo”, que é Mato Grosso no Brasil. "A nossa visita à China ampliará as exportações de nosso Estado. Mato Grosso exporta muito pouco se compararmos ao seu potencial", afirmou o secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vetoratto, que fará parte da comitiva.

A comitiva oficial é formada por sete pessoas: o governador Blairo Maggi; o ajudante de ordem do governador, o major da PM Maia; a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Terezinha Maggi; o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson; o secretário de Indústria, Comércio e Mineração, Alexandre Furlan; e o secretário de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira, além de Vetoratto.

O restante da comitiva, formada por convidados do governador, será composta de 22 empresários mato-grossenses – a maioria dirigentes de sindicatos e associações -, mais o senador Jonas Pinheiro e o prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, entre outros. “Cada convidado pagará sua própria conta. O governo do Estado só pagará a viagem da comitiva oficial”, informou Vetoratto. Além das 36 pessoas da comitiva mato-grossense, outros quatro empresários chineses, que moram na China, acompanharão a visita brasileira.

O governador e seus convidados sairão de Cuiabá no dia 20, às 16h30. A chegada a Beijing, capital chinesa, está prevista para as 7h30 do dia 22. O primeiro compromisso do dia está marcado para as 19h, um jantar com a diretoria da Chinatex, indústria Têxtil que já é importadora de produtos do Brasil.

No dia 23, que será um domingo, haverá um jantar com a Huaken, esmagadora de soja, que já importa o produto de Mato Grosso. Segundo Vetoratto, o governador foi convidado para participar do Conselho Empresarial Brasil-China, que será instituído na tarde do dia 24, logo após a palestra do governador Blairo Maggi, no Seminário do Itamaraty/BM&F. "Este conselho vai ajudar a estreitar ainda mais as relações comerciais entre os dois países", complementou Vetoratto.

Outro evento que marcará esse “estreitamento” nas relações comerciais será a inauguração do escritório da BM&F em Xangai, no dia 27. "Nós ainda não definimos e isso também depende do governador, se o representante de Mato Grosso que ocupará um espaço, oferecido pela empresa, neste escritório será do governo ou da iniciativa privada", informou Vetoratto.

Entre os 22 empresários que viajarão com o governador, estão pessoas ligadas a diferentes setores: do algodão, da soja, do álcool, do açúcar, de criadores de gado e suínos, de frigoríficos, além do próprio presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Nereu Pasini.

Antes de voltar ao Brasil, o governador Blairo Maggi e sua comitiva irão ao Japão, onde farão visitas setoriais a empresas importadoras de alimentos brasileiros. "A intenção é aumentar a exportação mato-grossense", finalizou Vetoratto.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383892/visualizar/