Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 07 de Maio de 2004 às 12:16
Por: Fabiane Rewel

    Imprimir


O Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA II) foi apresentado pelo Secretário Especial do Meio Ambiente, Moacir Pires, ao técnico da área ambiental do Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e à Coordenadora Nacional do PNMA II, do Ministério do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (06.05), no auditório da Fema.

O PNMA II em Mato Grosso está desenvolvendo três projetos. Um deles é o Projeto de Recuperação das áreas degradadas, o outro é voltado para o desenvolvimento de ecoturismo sustentável e tem também o projeto de Resíduos Sólidos, todos estão sendo realizados na Região do Araguaia.

O projeto de recuperação das áreas degradadas visa conter os processos erosivos na região do Araguaia, onde estão sendo plantadas cerca de 30 mil mudas nativas. O projeto de ecoturismo está realizando oficinas para capacitar multiplicadores e pesquisadores que tem o objetivo de estimular o turismo de forma sustentável. Uma das oficinas que está acontecendo é a "Elaboração do Plano Municipal de Turismo", que começou no dia 27 de abril e vai até o dia 16 de maio, nos municípios de Canarana, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças.

O projeto de resíduos sólidos visa a construção de aterros sanitários nos municípios da região do Araguaia, com exceção de Barra do Garças, que já possui o aterro.

O valor total destinado aos projetos é de US$ 4 milhões, sendo que US$ 500 mil são para a primeira fase que começou a ser executada em março do ano passado e termina em junho deste ano, o restante dos recursos serão aplicados na segundo fase, que começa em julho e terá duração de três anos.

Segundo o Assessor de Projetos Especiais da Fema e Coordenador Estadual do PNMA II, Ignácio Ribeiro, a região do Araguaia foi o local escolhido para o desenvolvimento dos projetos, depois que uma Audiência Pública constatou que aquela era a única região do Estado que não tinha projetos na área ambiental.

Os municípios da região beneficiados pelos projetos são Água Boa, Araguaiana, Alto Araguaia, Alto Taquari, Barra do Garças, Canarana, Cocalinho, Luciara, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Ribeirão Cascalheira, Santa Terezinha e São Félix do Araguia, Alto da Boa Vista, Confresa, Gaúcha do Norte, Vila Rica, Santa Cruz do Xingu e São José do Xingu.

O representante do Bird, Daniel Gross, disse que Mato Grosso é um estado que está em pleno desenvolvendo e os projetos realizados aqui buscam exatamente isso, além de ser um Estado que tem aplicado de forma correta os recursos destinados ao programa. "Poder estar aqui para ver o que está sendo feito na prática é uma oportunidade de comprovar o benefício que o investimento causou".

A Coordenadora Nacional do PNMA II do MMA, Regina Gualda, afirmou que as parcerias do MMA com a Fema têm gerado resultados bastante positivos e que o programa no Estado está sendo executado de maneira a atender as necessidades da região do Araguaia.

Segundo Moacir Pires, o Programa, desenvolvido em Mato Grosso está sendo elogiado pelo Bird e pelos municípios da região do Araguaia. "Esse é um trabalho de resultados, um exemplo para outros Estados", finalizou.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383907/visualizar/