Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 05 de Maio de 2004 às 20:11
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Com ações sociais e de infra-estrutura, o Governo do Estado pretende com o Plano Diretor de Mimoso, instalado nesta quarta-feira (05.05), garantir o desenvolvimento sustentável e melhoria na qualidade de vida para a comunidade local, além de fomentar o turismo no distrito, que é terra natal de uma das mais ilustres personalidades brasileiras, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

Dentro das ações do plano, está a retomada das obras do Memorial Rondon, local que abrigará um centro cultural, com área para exposições, troca de materiais, além de facilitar o acesso a pesquisadores. No local também será construído um jazigo para guardar os restos mortais do marechal Cândido Rondon.

A estrutura arquitetônica do prédio com 60 cm de diâmetro, já construída com recursos do Governo Federal, é de inspiração indígena. O memorial foi projetado pelos arquitetos José Afonso Portocarrero e Paulo Molina. “O projeto foi feito a partir do trabalho de Rondon, dentro de um programa moderno, porém respeitando a arquitetura indígena que é bastante despojada”, explica Portocarrero.

A estrutura mista de aço, concreto e madeira, permitirá, de acordo com o arquiteto, uma fácil manutenção, a ser realizada pela própria comunidade, além do projeto ter sido concebido de forma a minimizar os impactos ambientais. A altura dos pilares da estrutura foi concebida de forma a permitir a proteção do local na época das chuvas, quando o local fica alagado.

O memorial também terá a função de apoio ao ecoturismo e educação, proporcionando a inclusão social da comunidade do distrito de Mimoso e região.

Para o senador Jonas Pinheiro, natural de Santo Antônio de Leverger, a retomada das obras do memorial demonstra a ousadia do Governo do Estado em promover ações que venha resgatar a história de Mato Grosso. “Esse projeto vai fortalecer a cultura da região e reverenciar a memória do tão ilustre mato-grossense, marechal Rondon”, ressaltou Jonas.

“As ações que o Governo vai desenvolver aqui são fundamentais para melhorar a vida do povo mimoseano”, disse José Caetano dos Santos, diretor da escola Santa Claudina. A escola de Mimoso oferece até o 3º ano do Ensino Médio à comunidade. Pelo plano diretor, está prevista a recuperação do prédio escolar onde Rondon morou até os 10 anos de idade.

Segundo o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Luís Antônio Pagot, o Governo irá estudar junto com os órgãos competentes, o possível tombamento do prédio e a construção de uma outra unidade para abrigar a escola da comunidade.

RESGATE HISTÓRICO – Durante o lançamento do plano diretor de Mimoso, foi realizada a posse do presidente do recém-criado Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio de Leverger. Assumiu a presidência da entidade, Lioniê Vitório, ator e vereador pelo município. De acordo com Lioniê, um dos principais projetos do instituto será a revitalização da Usina de Itaici do Rio Abaixo, localizada no município de Santo Antônio de Leverger. Segundo ele, para a execução do projeto, o instituto buscará parcerias com o Governo do Estado e iniciativa privada.

A Usina de Itaici foi fundada em 1897 pelo coronel Totó Paes de Barros e representou um importante marco na industrialização da cana-de-açúcar em Mato Grosso. O projeto prevê a manutenção do maquinário, importado da Europa, que permanece ainda intacto na sede da usina, além de resgatar a visitação ao local que pode ser feito pelas baías de Siá Mariana e Chacororé, e do rio Mutum, o que irá contribuir para fomentar a atividade turística no distrito de Mimoso e região.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383974/visualizar/