Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Maio de 2004 às 17:04
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


O desenvolvimento sustentável do Distrito de Mimoso (101 Km de Cuiabá), município de Santo Antônio do Leverger, é prioridade do Plano Piloto, lançado nesta quarta-feira (05.05). A solenidade foi realizada na estrutura do futuro Memorial Rondon e contou com a presença do governador do Estado do Mato Grosso, Blairo Maggi, a secretária do Estado de Trabalho e Cidadania, Terezinha Maggi, o secretário do Estado de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot, e demais autoridades.

Entre as ações sociais está a construção de um centro de qualificação de artesões, o incentivo à difusão da culinária local, bem como a criação de uma casa de festas. O objetivo é fomentar a economia do local. “Aqui só tem emprego na escola. As pessoas do município vivem da terra”, relatou Alfredo Dias de Moura, morador de Mimoso.

Nascido no distrito, Alfredo tem 78 anos, e mora sozinho. “Minha única filha mudou para Cuiabá. Aqui não tem trabalho. É difícil de viver”, lembrou. Alfredo conta que na colônia Porto São Bento, onde vive, as casas estão abandonadas. “No começo eram oito famílias. Hoje, tenho somente duas famílias vizinhas e as casas ficaram abandonadas”.

Com o incentivo ao turismo, pretende-se reduzir a quantidade de pessoas que saem do distrito em busca de emprego. A implantação do grupo “Escoteiros do Ecoturismo” é uma das propostas do Plano Diretor. “Além de criar um sentimento de preservação ambiental em crianças e adolescentes, queremos formar guias turísticos, que terão a função de manter viva as tradições da comunidade”, explica Pagot.

No que diz respeito ao ensino, o Governo do Estado está estudando a situação da Escola Rural Santa Claudina, cujo nome homenageia a mãe de Marechal Rondon. Uma das opções é o tombamento histórico da edificação e construção de uma nova escola. Nesse caso, posteriormente o local se transformaria em um Museu. A outra alternativa é a reforma e modernização da Escola Santa Claudina. “Queremos dar um ensino de qualidade aos moradores da região, tendo em vista que esta era uma das preocupações de Rondon”, afirmou Blairo Maggi.

Também está presente no Plano Piloto a inclusão digital do distrito, por meio do Centro de Comunicação. “O objetivo é colocar Mimoso, berço do Marechal Rondon e outras pessoas ilustres, em ligação direta com o mundo”, declarou o secretário de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383993/visualizar/