Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 04 de Maio de 2004 às 11:08

    Imprimir


O presidente da República do Senegal, Abdulaye Wade, solicitou hoje a colaboração dos prefeitos de todo o mundo na luta contra a brecha digital na África. O pedido foi feito durante o Congresso de fundação da associação de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), em Paris.

Wade fez um apelo aos 2,3 mil prefeitos que participam do Congresso para que se "inscrevam" no fundo de Solidariedade Digital (FSD), concebido em dezembro com o objetivo de fornecer material de informática ao continente africano e evitar assim seu isolamento em relação aos avanços da sociedade de informação.

"A cooperação internacional se esgota e a política de crédito e endividamento não funcionou. Por isso, as cidades têm de substituir" os Estados, disse o presidente senegalês, promotor do FSD, na qualidade de responsável pela área de novas tecnologias da informação do grupo Nepad (Nova Associação para o Desenvolvimento da África).

Wade se mostrou crítico ao fazer um balanço da ajuda internacional nos últimos 40 anos, que tachou de "ineficaz". Ele destacou a necessidade de buscar outras alianças nos países do Norte e se disse a favor de que os governos locais e a sociedade civil sejam "os novos sócios" do continente.

Para o presidente, a solidariedade dos poderes locais para a luta contra a brecha digital é essencial para conseguir que os africanos tenham acesso às tecnologias de informação e comunicação.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384127/visualizar/