Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Maio de 2004 às 09:06
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Foi lançado nesta segunda-feira (03/05), na Praça da República, uma campanha para captação de novos doadores de sangue. O evento, que é alusivo ao “Dia das Mães”, foi organizado pelo Hemomat.

A campanha visa aumentar o número de bolsas de sangue coletado no Centro de Hematologia e Hemoterapia - Hemomat e conscientizar a população sobre este ato de solidariedade.

De acordo com a técnica do Hemomat, Mara Fernanda, a expectativa dessa campanha é receber 200 doadores por dia, tanto no ônibus localizado na praça, quanto na rotina de doações no Hemomat.

“Para doar sangue é simples. Basta procurar o ônibus, conhecido popularmente como “Morcegão”, na Praça da República durante está semana. Em homenagem as mães estamos convocando a todas para exercerem este gesto de amor”, ressaltou Mara Fernanda.

A doação de sangue mesmo sendo rápida, simples e segura ainda não é uma prática comum entre os brasileiros, principalmente as mulheres, sendo que apenas 2% a 3% das mulheres são doadoras atualmente no País.

Esse dado, segundo Mara Fernanda, ocorre devido ao medo que as mulheres tem em doar sangue e a desinformação, pois muitas acreditam que doar sangue engorda e que também prejudica o fluxo menstrual. “Essas informações são incorretas, doar sangue não engorda e não causa alterações no organismo do doador”.

Conforme a estudante, Leila dos Santos, este tipo de campanha em Praça Pública serve para sensibilizar as pessoas e conscientiza-la que doar sangue salva vidas. “Acho importante este tipo de campanha, principalmente em Praça Pública, onde existe um grande fluxo de pessoas. Dessa forma é mais fácil doar sangue”, disse a estudante.

Para ser um doador a pessoa precisa pesar mais de 50kg, estar bem alimentado, evitar ingerir alimentos gordurosos num período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças sexualmente transmissíveis, hepatite, entre outras. Vale ressaltar também que o material utilizado na doação é descartável e o tempo para cada doação gira em torno de 05 a 10 minutos.

O ônibus do Hemomat ficará na Praça da República até o dia 08 (sábado), no horário das 08h às 17h.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384161/visualizar/