Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 03 de Maio de 2004 às 22:36

    Imprimir


Favorável à reeleição dos presidentes do Senado e da Câmara, o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL/BA) afirmou hoje que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) - que garante a reeleição do amigo José Sarney (PMDB/AP) no Senado e do petista João Paulo Cunha (PT/BA) na Câmara - deve ser aprovada, sem problemas pelos senadores. "Passando na Câmara, passa no Senado", resumiu.

Segundo ACM, se a proposta conseguir reunir consenso na Câmara para contar com votos do PMDB - que na semana passada impediu a votação da proposta numa negociação liderada pelo senador Renan Calheiros (PMDB/AL), que pleiteia a vaga de Sarney - do PFL e do PT, não há porque temer sua rejeição no Senado. "A minha impressão é de que a reeleição - uma só reeleição - passa, porque ela já existe de uma forma. Agora ela poderia existir de outra, contanto que seja uma só reeleição", disse.

ACM foi conduzido à presidência do Senado em 1997. Em 1999, foi reconduzido ao cargo junto ao, então presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP). Naquela época, o argumento para permitir que ambos fossem reeleitos era o de que ocupariam o cargo em legislaturas distintas, caso diferente de João Paulo e Sarney, que seriam reeleitos durante um mesmo mandato. "Este argumento é irrelevante", disse ACM para rebater os críticos da proposta.

A reeleição dos presidentes do Congresso Nacional abriu uma crise no PMDB. A negociação de Renan Calheiros para garantir sua ida para a presidência do Senado ¿ que teria sido acertada com o PMDB na época das negociações, para eleger Sarney presidente ¿ deixaram o atual presidente insatisfeito e dividiram o partido entre aqueles que apóiam e os que rejeitam a medida. Na Câmara, a ala pró-Renan conseguiu adiar a votação da proposta em uma semana e já decidiu que não fechará questão quanto ao assunto.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384202/visualizar/