Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 03 de Maio de 2004 às 21:30
Por: Adriane Rangel

    Imprimir


Deputados estaduais elogiaram a disposição de artesãos que acabam de anunciar a criação de uma cooperativa de trabalho. A iniciativa partiu dos profissionais da área de artesanato e artistas plásticos de Mato Grosso, que tem por objetivo a ampliação do mercado consumidor e financiamentos de projetos que gerem renda.

Segundo o deputado Carlos Brito (PPS) a cooperativa é de grande valia para o segmento. “O artesão é autônomo e por isso não consegue produtividade. A cooperativa é um mecanismo legal de incentivo que facilitará a comercialização dos produtos”, defendeu.

Ao denominar de suma importância a cooperativa para Mato Grosso a deputada Verinha Araújo (PT) elogiou a classe e lembrou que a Assembléia Legislativa homenageou, no mês passado, os artistas com uma moção de aplauso pelos trabalhos prestados pela categoria. “Esse segmento precisa ser respeitado e valorizado por todos. Divulgar e habilitar a categoria é dar créditos para realização de financiamento e é uma forma de divulgação dos trabalhos dos artistas que moram no interior”, disse a deputada.

A inauguração dessa cooperativa em Mato Grosso, na opinião do sócio fundador da cooperativa de artesãos e artistas plásticos (CAAP), Cezar Almeida, vai abrir mais espaços e facilitar acesso a programas e incentivos. “É importante que se obtenha uma entidade representativa e interessada na resolução dos problemas desse segmento”, explicou.

Vale ressaltar também que o objetivo da cooperativa deve-se ao fato da classe ser muito representativa no Estado. “Mato Grosso possui 24 mil artesãos e artistas plásticos. A intenção é congregar o grupo através de uma entidade que possa contribuir para a nossa subsistência e fortalecimento de quem vive da arte”, argumentou Cezar.

“A necessidade dessa cooperativa é válida por proporcionar a organização do segmento, através de produção em grupos comunitários”, disse o deputado Chico Daltro (PP), ao afirmar ser a favor do fortalecimento do grupo. Segundo ele, com a cooperativa os profissionais do setor começaram a expandir os produtos do Estado para fora de Mato Grosso.

O deputado Dilceu D’al Bosco (PFL), ao apoiar o movimento, disse que a proposta é viável e importante para difundir o meio. “Com a cooperativa aumentarão e serão criados mais campos de trabalhos, valorizando o segmento”, justificou.

O apoio à classe facilitará a divulgação dos produtos de Mato Grosso, de acordo com o deputado Alencar Soares (PTB). “O Governo precisa dar incentivo à classe. O único objetivo dos artesãos é ter seus trabalhos reconhecidos pela sociedade”, concluiu o parlamentar.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384209/visualizar/