Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 03 de Maio de 2004 às 21:22

    Imprimir


O Ministério Público Militar (MPM) divulgou nota manifestando-se contrário ao envio de tropas do Exército para atuar na área de segurança no Rio de Janeiro. A seguir, leia a íntegra da nota.

"O Ministério Público Militar - MPM está consciente da urgência em se adotar medidas que visem a conter a violência e a promover a segurança entre os cidadãos no Rio de Janeiro. Contudo, a instituição não acredita que a convocação do Exército para participar na segurança pública da capital fluminense consiga resolver uma situação que a polícia local - civil e militar - melhor capacitada e melhor treinada não conseguiu controlar.

Na análise dos membros do MPM, as Forças Armadas não estão preparadas para atuar nesse tipo de operações de manutenção da ordem pública. O treinamento recebido pelos soldados do Exército tem outras finalidades. Eles são instruídos para a guerra, não para manter a manter a segurança.

Caso o Governo Federal acate o pedido formulado pela governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, para que as Forças Armadas colaborem na segurança, o MPM sugere que seja utilizado o efetivo do Exército que recebe treinamento especializado para o combate à violência urbana e ao crime organizado, em Anápolis (GO).

Juridicamente, também não há respaldo legal para a convocação das Forças Armadas, a título de "colaboração", para participar na segurança pública. A Constituição Federal prevê a possibilidade de um Governador de Estado solicitar ao Presidente da República o emprego de tropas militares somente em casos de intervenção, estado de defesa ou de sítio.

Todas essas recomendações do MPM são um alerta para que não se repitam situações ocorridas num passado recente, quando as Forças Armadas foram convocadas com esses mesmos fins, não os alcançando, e gerando uma série de inquéritos militares".




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384210/visualizar/