Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 03 de Maio de 2004 às 18:41
Por: Naiara Martins

    Imprimir


O povoamento de Mimoso se iniciou com duas famílias: João Lucas Evangelista (Sesmaria do Morro Redondo), hoje distrito de Mimoso e, a família do frade franciscano Antonio Gonçalves de Queiroz (Sesmaria de Bocaína), distrito de Porto de Fora.

Mimoso, pertencente ao município de Santo Antonio do Leverger, teve sua denominação assim definida devido a presença predominante do capim mimoso, que cobre o largo, situados à margem da Baía de Chacororé, só encontrado no Pantanal e no Estado de Piauí.

Na língua do povo Bororó, Chacororé (a-ko-roreu,significa superfície, alimento, pescador, caçador), pode ser compreendido como lugar onde pescadores tiram comida, por sua característica alagada, a região recebeu a denominação de Baía de Chacororé.

Sua colonização apresenta registros do final do século XVIII e início do XIX, ocorrida em função ao modelo de ocupação de Mato Grosso, baseada em atividades de extrativismo de ouro. Junto às minas ocorreram os povoamentos naturais, originando atividades secundárias como a criação de gado, agricultura de subsistência e engenhos de açúcar.

A concessão das Sesmarias a quem se dispusesse a trabalhar a terra, era instituição com origem em Portugal do século XVIII. A distribuição da terra ficava a cargo dos delegados municipais que eram em número de seis. Estes eram chamados de sesmeiros e, a sexta parte do produto da tirada da terra – a sesma – era utilizada para pagar a taxa de uso da terra. A área padrão das sesmarias portuguesas era de 6,5 mil quilômetros quadrados, origem da expansão latifundiária.

Em 1850, outorgada a Lei das Terras, extinguiu-se a doação de sesmarias, regulamentando apenas aquelas devidamente cultivadas, com taxas e documentos em dia. Sesmaria do Morro Redondo pertenceu a João Lucas Evangelista e a Joaquina Gomes (bisavós maternos de Rondon). A partir da nova medida, em 1893 é feita a partilha de Morro Redondo entre os cinco filhos do casal.

Atualmente, economia de Mimoso tem suas raízes fincadas na produção de subsistência com excedente para a venda em mercado e, velhas relações de troca entre moradores. Há uma lenda de que os mimoseanos são “criados pelo gado”, isso se difunde devido a relativa facilidade com os bovinos são tratados, ou seja, sua manutenção não demanda trabalho excessivo.

No distrito, estão preservados vários casarios erguidos no século XIX, como ainda, a Escola Santa Claudina, construída pelo Marechal Candido Mariano Rondon em homenagem a sua mãe, estando localizados no pátio da escola os jazigos onde estão enterrados os pais do Marechal e, a igreja de Santo Antonio. Contam registros referentes ao local, que a igreja fora levantada devido a aparição de uma pequena imagem de barro no local da construção.

A imagem fora encontrada por uma das tias de Rondon, Nhanhá Sinhana, que a levou para casa, de onde a imagem desapareceu por duas vezes, reaparecendo no local onde foi encontrada a princípio. Escritos relatam, que no momento de sua morte Nhanhá Sinhana teria dito: “Fica Santo Antonio para filho, neto, bisneto e tetereneto adorar, pode morrer quem morrer, a festa de Santo Antonio deve ser feita de 12 para 13 de junho, o defunto na sala e o cururu no ranchão”.

Em respeito ao Santo, ainda são conservadas as tradições religiosas orientada por Nhanhá, tendo cada morador uma pequena capela florida com a imagem de Santo Antonio, persistindo a realização da festa, cada ano na casa de um morador.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384231/visualizar/