Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 29 de Abril de 2004 às 17:07
Por: Nunes Maciel

    Imprimir


Tirar as crianças das ruas e colocá-las em um centro de atividade esportiva para estimular o estudo e promover sua inclusão social. Esse foi o tema do discurso do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho, no lançamento do projeto “Segundo Tempo Comunidade”, na tarde desta quarta-feira (28.04), no auditório da Procuradoria Geral da Justiça (CPA). O projeto será desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seel, em parceria com o Ministério dos Esportes e prefeituras municipais.

No encontro que serviu de “ponta-pé” inicial do programa no Estado, estiveram presentes representantes de quase todos os 37 municípios contemplados. Agora, as secretarias municipais de esportes homologarão os chefes de núcleo que, por sua vez, indicarão os monitores e auxiliares que serão contratados para desenvolver o projeto, a partir de maio. O passo seguinte, é o repasse, pela Seel, do material didático e esportivo que será utilizado pelos alunos.

Com base do “Projeto Solidário” desenvolvido pelo Governo Federal, o “Segundo Tempo” prevê a adesão de aproximadamente 4,2 mil crianças e adolescentes, na faixa etária dos 7 aos 17 anos e ainda gerar empregos para dezenas de profissionais da área.

Baiano Filho destacou ainda sua preocupação em fazer com que o “Segundo Tempo”, com duração de sete meses, nesta etapa, seja um sucesso para que Mato Grosso possa ser beneficiado com a renovação do programa, no próximo ano. Segundo o secretário, poucos estados conseguiram celebrar esse convênio com o Ministério dos Esportes. O secretário quer ir além: “Vamos lutar por recursos, no Governo Federal, para que os demais municípios do Estado também sejam contemplados com este projeto”.

O secretário Baiano Filho lembra que as finalidades do Segundo Tempo “são contribuir para minimizar os danos que a miséria impõe à sociedade. Por isso, o interessante não é trazer para o projeto aquele aluno que já se encontra nas escolas, mas, dar prioridade àqueles que estão na rua, à margem da sorte. O Segundo Tempo vai oferecer às crianças e jovens, no grupo de risco da delinqüência, uma gama de atividades que possibilitem a sua formação integral e a construção da cidadania. O esporte, neste caso, assume o importante papel de instrumento de prevenção para a marginalização e a violência”.

O “Segundo Tempo” vai beneficiar 37 municípios e gerar dezenas de empregos para profissionais da área de educação física. O projeto foi assinado no ano passado pelo governador Blairo Maggi, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho e o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz.

Os recursos, na ordem de R$ 348 mil nesta primeira etapa, virá do Ministério, com contrapartida da Seel que fornecerá material humano e se responsabilizará pela monitoração das atividades. Sete modalidades esportivas - futebol de campo, vôlei, handebol, basquete, natação, atletismo e futsal – serão desenvolvidos no “Segundo Tempo”. Destas, no máximo três deverão ser adotadas por cada município.

Serão contratados coordenadores de núcleo (37), professores de educação física (37), monitores (93) e estagiários (55). Para cada 100 crianças, haverá um coordenador de núcleo, dois monitores e dois estagiários contratados. A remuneração virá do Ministério dos Esportes.

Os pólos são Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá, mas também serão atendidas as cidades de Água Boa, Alta Floresta, Alto Garças, Barão do Melgaço, Cláudia, Comodoro, Curvelândia, Feliz Natal, Jangada, Juara, Juruena, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Luciara, Matupá, Nortelândia, Nova Mutum, Santa Helena, Poconé, Porto Estrela, Primavera do Leste, Quatro Marcos, Rondolândia, Santa Carmem, Santo Antônio do Leverger, Sapezal, Tabaporã, Tangará da Serra, Tapurah, União do Sul, Várzea Grande e Vera.




Fonte: Assessoria/Seel

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384461/visualizar/