Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 29 de Abril de 2004 às 17:05
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


Nesta sexta-feira (30.04), a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com o Sebrae, estará lançando o Projeto Kanjinjin, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade.

O evento será realizado no Centro Comunitário do município, com início às 18 horas. Haverá a apresentação da história do Kanjinjin e a palestra “Cultura, desenvolvimento e geração de renda”. Além destas, os presentes poderão apreciar apresentações culturais e a culinária típica da região.

O projeto visa preservar a tradição do município e gerar renda através da produção da bebida, agregando valores como marca, qualidade e comercialização local e nacional. A tradição da produção individual será mantida, mas a comercialização será coletiva.

O público alvo a ser atingido será formado por artesãos da zona urbana, sobretudo aqueles que atuam no setor informal ou excluído do processo de produção e do sistema financeiro, que necessitam de espaço físico para exposição e comercialização da produção.

Espera-se atender diretamente cerca de 100 famílias de produtores através do Programa de Associativismo da Setec, com fomento assegurado pelo Programa de Microcrédito, podendo chegar a 500 famílias indiretamente.

São parceiros do projeto a Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade e outros órgãos governamentais e não-governamentais.

Kanjinjin – É um licor feito com raízes e ervas do Vale do Guaporé, antigamente bebido apenas pelos dançarinos da festa do Congo e de São Benedito. Era uma forma de repor as energias, visto que os dançarinos começavam a dançar às 04 horas da manhã e só paravam por volta de 21 horas, quando ainda tinham que participar dos bailes populares.

A partir de 94, o consumo da bebida se popularizou. Hoje em dia, é consumido cotidianamente pelos vilabelenses como um aperitivo e é servido aos que chegam como uma forma de saudação.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384462/visualizar/