Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 29 de Abril de 2004 às 09:04
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


O jornalista sueco Henrik Johsson e o fotógrafo Anders Kristensson, que estão fazendo uma reportagem sobre a vida do cineasta sueco Arne Sucksdorff, estiveram em Mato Grosso para conhecer os lugares onde o cineasta viveu e, na oportunidade, assistiram o vídeo-documentário “Uma Vida Documentando a Vida”, dirigido por Bárbara Fontes. O filme, que fala sobre a vida do cineasta sueco no Brasil, está sendo exibido aos servidores do Estado, em amostras nas secretarias, por meio de uma parceria da diretora com a secretaria de Comunicação (Secom-MT).

“Fiquei feliz em ver um filme que fala sobre a vida dele (Arne Sucksdorff) no Brasil”, disse o jornalista. Ele destacou que os suecos conheceram parte do Brasil, na visão do cineasta, no filme “Meu lar é Copacabana”. “Mas eles (suecos) não sabem como era a vida de Arne no Brasil. Tem um ‘buraco’ na história da vida dele. Espero que a Bárbara consiga levar este filme para Suécia”, enfatizou. Henrik Johsson assistiu o vídeo-documentário, no auditório da secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), acompanhado da mulher do cineasta, Maria Graça Sucksdorff, e do filho deles Cláudio Sucksdorff.

Henrik Johsson trabalha como correspondente na América Latina, para meios de comunicação da Suécia. Para fazer a reportagem sobre a vida de Arne Sucksdorff, durante uma semana ele, e o fotógrafo conheceram a fazenda Carandá, localizada no Pantanal, onde foram depositadas as cinzas do cineasta. Eles visitaram também outras regiões, onde o cineasta viveu e registrou com suas câmeras as belezas da fauna e flora pantaneira. Arne Sucksdorff foi uma das primeira personalidades a divulgar internacionalmente o Pantanal e a necessidade de preservação do ecossistema.

Para a mulher do cineasta o vídeo-documentário é uma fonte de pesquisa para as novas gerações conhecerem o trabalho desenvolvido por Sucksdorff. “É bom para os jovens que não conhecem o trabalho dele”, disse. “Ele veio para o Brasil, viveu muitos anos aqui, e voltou para lá doente. A obra também é muito importante para o povo sueco”, destacou, falando também da importância do filme ser exibido naquele país.

Nesta quinta-feira (29.04), o filme será apresentado no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, as 17h30. Na sexta-feira (30.04) a exibição será, às 17 horas, no auditório da secretaria Estadual de Infra-estrutura. O vídeo-documentário, que conta a vida do cineasta que se apaixonou e divulgou as belezas do Pantanal, foi filmado no Rio de Janeiro, Cuiabá, Poconé, Suécia. O filme teve o apoio da secretaria Estadual de Cultura, Rede Cemat e Sadia. Outras secretárias e órgãos interessados em exibir o filme para seus servidores podem entrar em contato com Bárbara Fontes na Secom, através do telefone 613-4315.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384512/visualizar/