Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 09:05
Por: Andréia Fontes

    Imprimir


Presidente da Assembléia Legislativa, o deputado José Riva (PTB) apresentou hoje projeto de lei que tomba o Monumento que simboliza o marco do Centro Geodésico da América do Sul, em Cuiabá, como patrimônio geográfico, histórico, cultural e arquitetônico de Mato Grosso.

Localizado na Praça Moreira Cabral, antigo Campo D’Ourique, em frente a Assembléia Legislativa, o Centro Geodésico foi escolhido como “Marca Turística de Cuiabá”, em uma campanha realizada pela TV Cidade Verde, com 29% dos votos.

“O tombamento é a garantia de preservação deste importante monumento arquitetônico, geográfico, cultural e histórico de Mato Grosso, que agora passa a ser a Marca Turística de nossa capital, escolhida pelos próprios cuiabanos. E defendo que realmente era a melhor opção. Apesar das belezas que temos em nossa cidade, como o Rio Cuiabá e diversas igrejas, o Centro Geodésico é um monumento único”, ressalta Riva.

O projeto estabelece como parte integrante do tombamento, a área adjacente ao monumento tombado, suficiente para a manutenção e preservação das características do imóvel mencionado.

Prefeito de Cuiabá, Roberto França (PPS) também afirmou que “o povo foi sábio” ao escolher o Centro Geodésico como marca turística. “Igrejas e Museus tem em outras cidades. O Centro Geodésico é um monumento só nosso e, a partir do momento que o povo escolheu democraticamente esta marca, nos assumimos como marca oficial pela Secretaria Municipal de Turismo”.

O Secretario de Industria, Comercio e Turismo da Capital, Francisco Vuolo, acrescentou que Cuiabá necessitava de uma “identidade, um ícone turístico para divulgar o município”.

Centro Geodésico

O Monumento é formado de dois Obeliscos, erigidos em diferentes datas. O menor é feito de Alvenaria Branca lisa, com base retangular de 0,65m x 0,64m, num prisma quadrangular de 0,40m x 1,32m, encimado por uma pirâmide, também retangular com base de 0,40m x 0,33m, tendo na face Norte um dístico de metal, construído pelo artesão Júlio Caetano, em 1909.

O obelisco maior, construído no formato de uma estrela de quatro pontas, revestido em mármore branco, tem uma altura de vinte metros, incluídas as quatro pilastras de sustentação, com 2,52 m da altura, as quais tem em seu centro o primeiro obelisco, o qual é preservado por uma proteção de vidro fixada entre as pilastras de sustentação do obelisco maior. O segundo obelisco foi inaugurado em 1972, juntamente com a sede da Assembléia Legislativa.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384666/visualizar/