Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 09:03
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


O governador Blairo Maggi foi citado na revista “Veja” desta semana, ao lado de outros quatro governadores (Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul), como exemplo de gestão moderna, com métodos assimilados da iniciativa privada e enfoque do plano de Governo nas ações sociais e de infra-estrutura. A Administração Maggi torna-se destaque em virtude de estar fora do eixo tradicional das regiões mais ricas do Brasil (Sul e Sudeste), colocando em evidência Mato Grosso, que tem hoje a maior produção de grãos do País e necessita, para isso, de obras que garantam a infra-estrutura básica - como estradas, por exemplo, que garantam o escoamento da produção do Estado.

A exemplo da administração empreendida pelo governador Aécio Neves, em Minas Gerais – tema da matéria da revista –, o governador Blairo Maggi procurou implantar um novo modelo de gestão pública, definindo áreas prioritárias para desenvolvimento do Estado, como a recuperação e construção de estradas (gargalo da produção), redução nos gastos públicos com a realização de leilões para compra de produtos e serviços, além da execução de obras sociais, com o objetivo de resgatar a auto-estima da população mato-grossense.

Entre as ações sociais, estão a construção de moradias populares com o objetivo de minimizar o déficit habitacional de Mato Grosso – somente em 2003, já foram entregues 5.328 casas, construídas com recursos do Fundo Estadual para o Transporte e Habitação - e cursos para capacitação de mão-de-obra qualificada desenvolvidos em todo o Estado, em parcerias com a iniciativa privada. A meta do Governo é entregar 20 mil moradias até 2006, sendo que 19.266 unidades já estão contratadas.

PROGRAMA INOVADOR - Outro destaque da gestão moderna implantada pelo Governo Maggi é a execução do maior programa de recuperação da malha viária do Estado. Em 2003, foram construídos 511 novos quilômetros de asfalto, recuperando o caos em que se encontra a malha viária do Estado. Para este ano, a previsão é pavimentar cerca de mil quilômetros e até 2006, chegar aos 2,4 mil km.

Para executar o programa de reforma e construção viária, o Estado adotou o sistema de parcerias, por meio de consórcios, com produtores e Prefeituras Municipais. Com os consórcios já firmados, o Governo irá pavimentar 1.500 quilômetros. A execução do programa viário põe Mato Grosso à frente das obras de pavimentação realizadas pelo Governo Federal, até o momento. Representa muito mais do que o Governo anterior realizou durante oito anos no Estado.

Outra inovação do Governo de Mato Grosso foi a criação de um plano de saúde para o servidor público, o MT Saúde (lançado oficialmente na manhã desta terça-feira - 27.04), desvinculando o tratamento de saúde da Previdência. O plano foi criado com embasamento em estudos técnicos da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, que traçaram o perfil sócio-econômico e familiar, além da distribuição geográfica do servidor, com seus dependentes. O atendimento de saúde foi terceirizado, devido à ausência do Estado em de ‘know how” para administrar um plano de saúde com tamanha estrutura, que tenha equipamentos caros para exames, profissionais e sistemas de software e hardware.

Na área habitacional, o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) regularizou, no ano passado, 12.322 lotes urbanos, além de manter a execução do Programa Nossa Terra Nossa Gente, fixando o pequeno agricultor no campo.

Num modelo de gestão pública em que o cidadão mato-grossense seja o principal foco das ações do Governo, na área educacional estão sendo construídas 34 escolas modelos, também chamada de Escola Atrativa. Outras dezenas estão sendo reformadas.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384667/visualizar/