Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 07:51
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Mais de 500 alunos passaram nos dois primeiros dias pelas dependências da Casa da Cultura, em comemoração aos dois anos de fundação. Criada para contar a historia da cidade e de sua gente, a Casa da Cultura “Judith Dias Barreto”, nome dado para homenagear a primeira professora da cidade, hoje com 81 anos de idade, mantém periodicamente uma mostra de objetos, fotos e escritos de pessoas e autoridades do município.

Inaugurada em 1958, funcionou até 1976 como sede da Sociedade Beneficente e Cultural de Nortelândia, se transformando como palco dos grandes eventos. Apartir de 1.980 até 2001, funcionou o Fórum da Comarca da cidade, e em 27 de Abril de 2001, depois de passar por uma ampla reforma e ampliação de suas instalações, para adequá-la a sua nova atividade, passou a funcionar a Casa da Cultura, reunindo um grande acervo, capaz de provocar a imaginação de filhos e netos dos antigos fundadores da cidade, que podem ler e ver em fotos e outros registros, o inicio da civilização e os grandes acontecimentos da cidade, bem como objetos doados por moradores e seus parentes.

Ontem à tarde, uma programação especial foi apresentada pra Idosos e alunos da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves. No período da noite, alunos da Escola Estadual Professora Idalina de Farias, que lotaram as dependências, assitiram á apresentação da Dança da Catira, Poesias e um Festival de Musica Popular, cantadas por alunos e talentos locais.

A professora Eva Maria de Souza destacou a importância do local para as futuras gerações e que a iniciativa da atual administração valoriza a história de seu povo. “Acho muito importante esse investimento na cultura local, a Casa da Cultura, valoriza nossa história, nosso passado e nosso presente”. È muito emocionante para nós que aqui nascemos e crescemos poder ver como tudo começou e é interessante para quem visita nossa cidade, saber como é nossa história’ salientou Maria de Souza. O Secretário de Educação, Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Professor Wilson Dias da Silva, Matito, disse que a Casa da Cultura proporciona momentos de prazer, principalmente os jovens que podem rever amigos e familiares e assim conhecer a cultura local.

O Prefeito Municipal, Rodolmildo Rodrigues Silva (PFL), disse que a casa foi criada com a ousadia de contar a história da cidade, para que todos hoje possam contemplar. “A casa conta a história de todos, do homem simples, de seus fundadores, bem como de políticos e das administrações passadas e atual. Nós nos empenhamos pela valorização do homem, do ser humano, marcando um divisor na história deste município, escrevendo nossa história para a eternidade” destacou Rodolmildo.

A programação em comemoração aos dois anos da Casa da Cultura, prossegue até sexta-feira, com diversas apresentações e visita de alunos das escolas estaduais e municipais, populares e visitantes.




Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384673/visualizar/