Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Abril de 2004 às 19:54
Por: Paula Muramatsu

    Imprimir


Começa nesta quarta-feira (28.04), em Cuiabá, às 8h, o curso de capacitação na área da construção pesada da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). O projeto, que está sendo implementado em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Pesada (Sincop), empresas fabricantes de máquinas, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), qualificará 40 trabalhadores para atuarem no segmento da pavimentação asfáltica e terraplanagem.

O curso será ministrado em dois locais, a parte teórica acontecerá na Escola Estadual Elisa Bocaiúva, e as aulas práticas serão ministradas no Parque de Exposições da Acrimat. No total serão 96 horas/aulas, divididas em 46 horas de teoria e 50 de aulas de campo. As aulas acontecerão em período integral. O curso encerra-se em 13 de maio.

Os treinandos receberão capacitação para operarem pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, trator esteira e escavadeira.

As empresas fabricantes das máquinas (Volvo, Fiat Allis/CNH, Dynapac) fornecerão os instrutores e o Sincop os equipamentos onde os alunos receberão o treinamento prático. A Setec disponibilizará a certificação, seguro, supervisão e material didático.

A seleção dos alunos foi feita dentro do banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine), observando se o perfil apresentado por cada treinando adequar-se às exigências do curso. De acordo com o coordenador do curso, o assessor especial da Setec Frederico Ojeda, durante a capacitação o sindicato e os empresários estarão acompanhado o desempenho dos alunos, a fim de que os mesmos possam sair do curso empregados.

Ojeda observa que a Setec está implementando este projeto em virtude de uma demanda por mão de obra capacitada nesta área em Mato Grosso. “O próprio Governo está com diversas frentes de trabalho na área da pavimentação asfáltica, o que tem propiciado a abertura de vagas de trabalho, mas sem a capacitação adequada o trabalhador não consegue suprir a demanda do mercado”.

Segundo a secretária Terezinha Maggi, o projeto de capacitação na construção pesada faz parte de um dos planos de geração de emprego e renda que a Setec possui e está executando em Mato Grosso. “Como os recursos são escassos, precisamos unir forças a fim de qualificar o trabalhador que necessita de emprego e não consegue por falta de capacitação profissional”, destacou a secretária.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384687/visualizar/