Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 26 de Abril de 2004 às 18:31
Por: Edilson Almeida

    Imprimir


A sucessão de Roberto França, na Prefeitura de Cuiabá, está totalmente indefinida e aberta. É o que se pode concluir do levantamento sobre a tendência do eleitorado, realizado pela Mark Instituto de Pesquisas e de Opinião Pública, realizada entre os dias 17 e 19 de abril. A pesquisa mostrou o deputado federal Wilson Santos, do PSDB, “patinando” nos mesmos índices e o deputado estadual Sérgio Ricardo, do PPS, avançando na preferência, apesar de estar vivendo o seu pior momento político.

A pesquisa trouxe outras conclusões. Por exemplo, uma pequena recuperação de Alexandre César, do PT, cujo partido vive também um momento de “inferno político” por causa da insatisfação popular e dos escândalos políticos. Outro detalhe do levantamento realizado pela Mark Pesquisas, é quanto a primeira pontuação do ex-secretário de Obras, Marcelo de Oliveira, do PMDB, cuja candidatura foi oficializada na segunda quinzena de abril.

Vamos aos números! Na pesquisa estimulada, Wilson Santos está em primeiro lugar. O pré-candidato do PSDB está com 29,4% da preferência dos eleitores. Na pesquisa anterior, Santos estava com 30,2%. A queda está na margem de erro, que é de 3%. Outros institutos vêm desde o ano passado apontado o pré-candidato tucano nesse mesmo patamar – o que indica que não está havendo evolução dos números favoravelmente.

Sérgio Ricardo está em segundo lugar. Não chegou, de acordo com os números da Mark Pesquisas, a encostar em Santos. Mas avançou bem comparado ao levantamento anterior – quando ainda disputava a indicação de candidatura contra o também deputado estadual Carlos Brito. Na pesquisa do mês passado, Ricardo aparecia com 15,5% na melhor simulação estimulada. Agora, ele está com 23,6%. Ou seja: 8 pontos percentuais atrás de Wilson.

De todos, Ricardo foi o que mais conseguiu capitalizar “patrimônio eleitoral” – termo da moda para esta eleição. Especialmente na faixa de indecisos, em que pese o político estar vivendo um período de “fritura” por não conseguir aglutinar forças partidárias. Na pesquisa de março, a apatia eleitoral evidente marcou 22,1% de indecisos. Nesta pesquisa, o número caiu para 14,8%. A redução foi superior a 7%. Especialistas da Mark atribuem essa queda para uma melhor definição do quadro de candidaturas.

O terceiro colocado na pesquisa é Alexandre César, com 16,5% da preferência. O petista tinha 13,8% no levantamento anterior. Foi o segundo que mais capitalizou intenção de votos. Os números de Alexandre refletem uma acomodação do quadro político pós-escândalo que imobilizou o político de Cuiabá e o seu partido por quase dois meses.

Os números da Mark também mostraram dificuldades para as demais candidaturas. Robério Garcia, do PTB, não “decolou” ainda: saiu de 1,1 e entrou na faixa de 1,2% de preferência. Bento Porto, do PDT, se manteve em 1,2%. Alencar Farina, do PL, caiu de 1,4 para 1,1% e Jorge Pires de Miranda saiu de 0,4% para 1%. Nenhum deles podem comemorar.

A expectativa fica por conta de Marcelo de Oliveira. O político do PMDB teve o seu nome recém-saído para o processo eleitoral poucos dias antes da Mark Pesquisas sair a campo para realizar o levantamento. Ainda assim, Oliveira apareceu com 1%. Detalhe: ao contrário dos demais candidatos, Marcelo ainda não apareceu na propaganda de TV.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384814/visualizar/