Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 26 de Abril de 2004 às 12:08

    Imprimir


Na reunião marcada para as 14h desta tarde, em um hotel de Brasília, os 27 governadores do país tentarão afinar o discurso e unificar a estratégia de ação para pressionar o governo federal a atender suas reivindicações.

A unidade dos Estados esbarra nas divergências regionais e partidárias. A principal demanda é a liberação de verbas do Fundo de Desenvolvimento Regional, criado na reforma tributária para substituir a guerra fiscal --a paralisia no Congresso tem evitado a regulamentação do fundo e pode prejudicar sua implementação no ano que vem.

Alguns Estados (Paraná, por exemplo) pedem também mudanças na negociação de suas dívidas realizadas durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), bandeira de consenso mais difícil.

Disposto a dissuadir os governadores de saírem do encontro com uma posição mais dura, o governo federal tem atuado para dividi-los --exatamente como fez na reforma tributária. Escalaram os governadores Jorge Viana (PT-AC), Wellington Dias (PT-PI) e Eduardo Braga (PPS-AM) para fazerem a defesa do governo.

Ontem, os ministros José Dirceu (Casa Civil) e Aldo Rebelo (Articulação Política) se reuniram com governadores mais próximos ao Planalto para colocar em prática a estratégia do governo federal. Os ministros apresentaram números de que os pedidos dos Estados resultariam em impactos negativos para o Brasil no exterior.

Outro argumento apresentado é o de que o governo federal vai trabalhar para manter o diálogo com os Estados, mas que não pode desequilibrar a economia.




Fonte: Folha Online/Brasilia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384908/visualizar/