Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 24 de Abril de 2004 às 12:54

    Imprimir


Leonardo da Vinci é apontado em todo o mundo como mestre da pintura renascentista e engenhoso projetista, mas poucos o conhecem como pai do automóvel moderno.

O "carro" foi construído com base em esboços do gênio Nesta sexta-feira, o Museu de História e Ciência, em Florença, na Itália, colocou em exibição o primeiro "automóvel" construído com base em alguns esboços do famoso livro de anotações de Da Vinci.

"Esta foi uma grande aventura que também acabou nos ajudando a desenvolver ferramentas para que as pessoas que desconhecem a sabedoria de Leonardo pudessem entender este equipamento complexo", disse Paolo Galluzzi, diretor do museu.

O aparelho de aparência primitiva se locomove com a ajuda de molas, no lugar de combustíveis, e foi provavelmente planejado para produzir efeitos especiais em eventos nobres. Mas, de acordo com os especialistas, foi o primeiro veículo autopropulsor do mundo.

O "automóvel" de modo algum é a primeira invenção descoberta nos manuscritos de Da Vinci, que incluem máquinas voadoras, helicópteros, submarinos, tanques militares e bicicletas.

Nascido próximo a Florença, em 1452, Leonardo da Vinci é conhecido como o original "Homem da Renascença" --um talentoso pintor, escultor, engenheiro e músico.

Já em 1905, Girolamo Calvi, um dos pioneiros dos estudos sobre Da Vinci, apontou ligações entre os projetos do gênio renascentista e os primeiros motores automotivos que começaram a circular pelas ruas.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385098/visualizar/