Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 24 de Abril de 2004 às 12:39

    Imprimir


O tema Segurança Pública, a cada dia que passa, ganha uma maior importância nas discussões por parte da comunidade, que cobra ações policiais efetivas no sentido de garantir os direitos do cidadão. Ações essas que proporcionarão à comunidade a tranqüilidade necessária, bem como garantirão uma melhor qualidade de vida às pessoas. A avaliação é do comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Victor Hugo Metello de Siqueira.

Recém-empossado no cargo, o coronel Metello assumiu a responsabilidade com a firme disposição de planejar, administrar e conduzir os efetivos da Polícia Militar de Mato Grosso, implementando medidas necessárias para atingir os resultados esperados pela população no que se refere ao combate à criminalidade. Com formação universitária e um currículo recheado de cursos de aperfeiçoamento, o oficial, que já comandou várias unidades da PMMT, está trabalhando com afinco e se empenhando para cumprir as atribuições que lhe foram delegadas pelo governador Blairo Maggi.

Nesta entrevista, o coronel Metello, 43 anos, casado, pais de três filhos, fala da missão de elevar a responsabilidade social da Polícia Militar e da credibilidade da corporação junto à sociedade civil organizada. Ele também destaca o processo de valorização dos profissionais militares.

Secom-MT - Como a Polícia Militar pode atender às expectativas da sociedade mato-grossense na atual conjuntura?

Vitor Hugo - Veja bem. Enquanto órgão do Governo, a Polícia tem sua importância consagrada pelo conjunto de atribuições. Acho que correspondemos com a expectativa quando priorizamos a cultura dos valores básicos do cidadão e trabalhamos com programas que objetivam incrementar o ensino de formação profissional, treinamentos, procedimentos técnicos e planejamentos profissionais. Temos ainda que lembrar que o próprio policial militar é um cidadão, oriundo do povo e que deve ter consciência da sua responsabilidade social.

Secom-MT - Qual a avaliação que o senhor faz do atual modelo policial?

Vitor Hugo – Temos que admitir que existem pontos críticos. Mas, considero que o mais importante é diagnosticar a situação e identificar erros que devem ser corrigidos. E nesse sentido, temos recebido o apoio irrestrito do governador Blairo Maggi, que tem mostrando muito esforço para modernizar a Polícia, aumentar o efetivo, promover investimentos na aquisição de viaturas. No entanto, temos consciência de que devemos também promover investimentos na melhoria das condições de vida e trabalho para os policiais militares exercerem com cidadania as suas funções. Combate à insegurança passa pela valorização do policial.

Secom-MT - O senhor pode citar uma medida de destaque que obtém resultado positivo para a sociedade?

Vitor Hugo – Sem sombra de dúvidas, é o policiamento preventivo executado nos bairros, nas áreas centrais, nas praças, nos parques, nas escolas, nos clubes, na área comercial, em todos os locais públicos, mostrando que a Polícia está zelando pela proteção da liberdade das pessoas e que o planejamento operacional está mais próximo da realidade de cada comunidade.

Secom-MT - Apesar dos investimentos do Governo, o senhor acha que o problema de Segurança Pública é extremamente grave?

Vitor Hugo - Reconhecemos a gravidade da situação e lembramos que o problema da Segurança Pública não é atribuição exclusiva do Governo e deve ser compartilhada com a sociedade e, principalmente, com o Governo Federal, que é responsável pelo combate aos crimes ligados ao narcotráfico e ao tráfico internacional de armas, entre outros. Não pode haver Segurança Pública quando não há participação, nem solidariedade e responsabilidade por parte da sociedade e dos Governos nas esferas municipal, estadual e federal.

Secom-MT - De que forma que o Comando está descentralizando as ações e atuando, por exemplo, no Interior?

Vitor Hugo - Estamos trabalhando dentro das metas do Governo Blairo Maggi, que conhece bem a realidade dos Municípios do Estado e que, inclusive, restabeleceu, por meio de decreto, a reestruturação operacional e administrativa da PM. O governador deseja assegurar condições de trabalho para os policiais do Interior, promovendo investimentos que assegurem ações mais eficientes nos comandos regionais, localizados nos Municípios de Rondonópolis, Alta Floresta, Cáceres, Alto Araguaia, Sinop e Tangará da Serra. Queremos uma Polícia cidadã atuando em todo o Estado.

Secom-MT – Como o senhor analisa o relacionamento da Imprensa com a Polícia Militar?

Vitor Hugo - Temos o maior respeito pelos profissionais que atuam nos meios de Comunicação de massa, pois a Imprensa tem o poder e a responsabilidade que modelam os anseios do povo. Defendemos um bom relacionamento entre a Polícia e Imprensa. A nossa recomendação é no sentido de que a Imprensa tenha prioridade e deva ser munida de informações, de forma transparente e eficiente.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385101/visualizar/