Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 24 de Abril de 2004 às 10:35
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O secretário de Estado de Comunicação Social, Geraldo Gonçalves, rechaçou, nesta sexta-feira (23.04), críticas feitas pelo ex-governador Dante de Oliveira contra a gestão Blairo Maggi, quase dois anos após ter sido julgado pelo povo. Utilizando-se de números que não condizem com a realidade, o ex-governador demonstrou, em entrevista a alguns veículos de Comunicação, estar desinformado sobre as ações do Governo Maggi, que está resgatando a auto-estima dos mato-grossenses e melhorando a qualidade de vida com obras sociais.“Apesar de governar por oito anos, ele (Dante) não conhece o Estado”, disse Geraldo Gonçalves.

Ao contrário do que afirmou o ex-governador, em 2003 o Governo do Estado entregou à população nada menos que 509 quilômetros de asfalto, recuperando a malha viária do caos em que se encontra boa parte das estradas estaduais. Este ano, a meta é construir mais mil km de asfalto. E igual trecho em 2005.

“Essa relação de trechos pavimentados sempre esteve à disposição de qualquer cidadão no site da Secretaria de Transportes (www.transportes.mt.gov.br)”, disse o secretário. Ele, a propósito, convidou o ex-governador a visitar o site para medir os trechos.

Com a utilização do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), lembrou Geraldo Gonçalves, o Governo Maggi executa o maior programa rodoviário da história de Mato Grosso, além de ter firmado parcerias com Prefeituras e produtores rurais, a fim de assegurar trafegabilidade nas estradas. “O Estado agora só divulga, só apresenta fatos reais e não o que era comumente usual, que era uma mídia virtual”, disse o secretário.

Na opinião de Gonçalves, por suas declarações à imprensa, o ex-governador Dante de Oliveira se contradiz por entender que estrada não cumpre uma função social ao promover qualidade de vida ao povo e que, diante disso, é da inteira responsabilidade dos governantes realizar uma gestão competente, ousada, honesta, a exemplo do que Maggi está fazendo. “Num Estado como Mato Grosso, estrada é social que leva desenvolvimento, gera felicidade, emprego, trabalho e renda”, avaliou o secretário.

Em 2003, lembrou, o Governo Maggi entregou 5.328 casas populares à população. E há convênios com todos os 139 Municípios, por meio do Programa “Meu Lar”, que previa, inicialmente, a construção de 20 mil unidades habitacionais até 2006. No entanto, já há contratos assinados para construir 19 mil unidades habitacionais, superando a meta estabelecida em seu programa de Governo.

Ainda na área habitacional, o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) regularizou, no ano passado, 12.322 lotes urbanos, além de manter a execução do Programa Nossa Terra Nossa Gente, fixando o pequeno agricultor no campo.

Num modelo de gestão pública em que o cidadão mato-grossense seja o principal foco das ações do Governo, na área educacional estão sendo construídas 34 escolas modelos, também chamada de Escola Atrativa. Outras dezenas estão sendo reformadas. Dia 1º de maio será entregue mais uma unidade escolar com 24 salas de aula distribuídas em dois pavimentos com biblioteca, laboratório de ciências e computação, piscina semi-olímpica e quadra coberta poliesportiva, no Jardim Aroeira, em Cuiabá.

“Essas escolas que estão sendo construídas são escolas e não salas de aula, que era prática no Governo passado. Elas têm quadra coberta, piscina, biblioteca. São escolas de alto nível, não salas de aula”, disse Geraldo Gonçalves, informando que o Governo Maggi mudou o conceito de Educação. Para o governador, a escola não deve ser vista apenas como um local onde o aluno assiste às aulas. O estabelecimento de ensino tem que ser bonito, agradável, atrativo, arborizado e que ofereça e promova a inclusão social, por meio do aprendizado, esportes, artes, cultura e valorização dos profissionais da Educação.

O secretário lembrou ainda que na área de Saúde o Governo equacionou a falta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), além de acabar com a lista de 2,6 mil pessoas que aguardavam a vez de serem operadas.

Acompanhado do governador de Goiás, Marconi Pirillo (PSDB), Dante de Oliveira esteve nesta sexta-feira no Palácio Paiaguás, onde reuniu-se com o governador Blairo Maggi. Na ocasião, no entanto, Dante não mencionou nenhuma crítica à gestão Maggi, preferindo os holofotes da Imprensa para “virar notícia”.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385119/visualizar/