Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 12:41
Por: Redação Terra

    Imprimir


Os servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ampliaram, hoje, a paralisação nacional da categoria, que começou na terça-feira, dia 20 de abril. Em vários Estados da Federação, os postos do INSS estão fechados ou trabalhando precariamente. A greve tem diferentes níveis de adesão em cada Estado, no entanto é mais grave no Rio de Janeiro e São Paulo, onde a paralisação atinge cerca de 50% dos postos do INSS.

De acordo com a Confederação Nacional dos Servidores de Saúde, os trabalhadores reivindicam reajuste de 54%. Além do aumento salarial, a Confederação critica o Plano de Carreira do Governo Federal para os funcionários públicos e quer que o reajuste concedido aos trabalhadores da ativa seja repassado, integralmente, aos servidores aposentados.

Os servidores também pedem a contratação de mais trabalhadores para o Instituto e a melhoria no sistema de informática do INSS. Lideranças sindicais do INSS em vários estados vão reunir-se hoje com o Ministro da Previdência, senador Amir Lando (PMDB), em Brasília.

A assessoria do Ministério da Previdência informa que o governo oferece reajustes que variam entre 7,12% e 26,13%. A oferta está acima da inflação e repõe parte das perdas sofridas pela categoria durante o governo anterior, diz o Ministério. Para o governo, a proposta é boa e o reajuste está muito acima do concedido a outras categorias de trabalhadores. Na proposta do governo, no entanto, o reajuste seria concedido apenas aos trabalhadores da ativa. Os servidores do INSS aposentados receberiam um reajuste menor.

Em todo país, as pessoas que tem perícia médica marcada, no entanto, serão atendidas normalmente nos postos médicos do Instituto. Isso ocorre por que os médicos peritos não aderiram à greve. Os peritos já entraram em greve, por quase noventa dias, entre janeiro e março, e possuem um acordo com paralelo com o Ministério da Previdência.

A paralisação dos servidores ocorre por tempo indeterminado. De acordo com a Federação dos Servidores em Saúde, a intenção da categoria é paralisar pelo menos 70% dos postos no país por uma semana.

Greve paralisa 50% dos postos do INSS

No Estado de São Paulo, a paralisação atinge metade dos postos do INSS. Na capital, os maiores centros de atendimento, como os da Praça da Sé, Santo Amaro e Ipiranga estão paralisados hoje para atendimento.

No interior do Estado, a paralisação atinge a maior parte das cidades. A situação é mais grave em São José dos Campos, São José do Rio Preto e Taubaté.

No Rio, 90% dos postos reduziram pessoal

No Rio de Janeiro, os postos da capital e interior estão abertos, mas funcionam com menor número de funcionários. Em quase 90% dos postos, o ritmo de trabalho é lento, com poucos funcionários atendendo os segurados.



20% dos postos fecham no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, das 100 agências existentes no Estado, 20 não funcionam hoje. A superintendência estadual do Instituto informa que, nos postos abertos, as filas são grandes e pede que os segurados evitem comparecer ao INSS local.

Estão fechadas as agências de Esteio, Canoas, Santa Maria, Cachoeira e Rio Grande. Em Porto Alegre, apenas duas da sete agências funcionaram parcialmente as outras cinco fecharam totalmente. Trabalham no INSS do Rio Grande do Sul cerca de 1,5 mil servidores.

INSS do Paraná adere à greve

Em Curitiba, apenas as perícias médicas agendadas estão sendo realizadas. Os demais serviços, como concessão de aposentadoria, salário maternidade e outros benefícios estão paralisados. Em todo o Paraná, mais de 50 agências paralisaram suas atividades hoje, segundo a diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde Em Foz do Iguaçu, as agências funcionam normalmente e, em Londrina, apenas uma está fechada.

Greve se estende por todo Brasil

No Rio Grande do Norte e Bahia, cerca de 80% das agências funcionam com pessoal reduzido. No Pará, informa o Sindicato local, a paralisação atinge 20% das agências.

Segurados podem usar site do INSS

Alguns dos serviços que as agências realizam podem ser feitos pela Internet, no site do Ministério da Previdência. Veja a relação de procedimentos que podem ser feitos remotamente, sem que o segurado tenham que ir ao Posto do Instituto.

Para acessar seus no site do Ministério, é preciso ter i número de sua inscrição no PIS/Pasep e FGTS.

- Inscrever-se na Previdência Social

- Requerimento de Benefícios como auxílio-doença, pensão por morte ou salário maternidade.

- Consultas do andamento dos processos. - Atualização de endereço de aposentados, pensionista, segurado e pessoa física. - Autorização de débito de em conta corrente. - Consultar se seu benefício precisa de recadastramento.




Fonte: Ministério da Previdência

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385266/visualizar/